Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 13 de Março de 2012 às 05:50

    Imprimir


O senador Pedro Taques (PDT) recebeu a classe política e comercial de Jangada na segunda-feira (12.10) em seu escritório de apoio em Cuiabá. Eles pedem apoio para que os traçados das BR-163 e BR-364 não sejam retirados da travessia urbana da cidade.

Conforme um projeto do governo federal, sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit), a rota dessas duas BRs, que têm o traçado coincidente em alguns pontos de Mato Grosso, será alterada na região de Jangada, passando por fora do perímetro urbano do município.

Para o prefeito do município, Valdeci Kemer (PT), essa mudança irá causar um impacto negativo muito forte na economia da cidade. Com aproximadamente 7.600 habitantes (IBGE 2010), a base da economia de Jangada é a pecuária e agricultura de subsistência. Além disso, o comércio é explorado ao longo da BR, sendo, por exemplo, famosas as pastelarias de Jangada.

Conforme a comitiva que esteve com o senador, são gerados 600 empregos diretos ao longo da BR. Para o presidente da Câmara, vereador José Hilário (PR), não há justificativa para a mudança, pois não há registro de acidentes. A comitiva também fez comparações com cidades como Cuiabá, Sorriso e Barra do Garças, em que estão sendo feitas obras de adequação da travessia urbana e que, portanto, Jangada também deve ser priorizada.

Para evitar que a economia do município seja afetada, o senador Pedro Taques disse que irá intermediar junto ao Dnit para saber como está o projeto, se já houve licitação e se ainda é possível alterar essa nova rota, deixando que BR passe pela cidade. O primeiro encontro será agendado junto a Superintendência do órgão em Mato Grosso, Luiz Antônio Ehret. "Primeiro precisamos saber qual é a situação atual desse projeto, se já alguma perspectiva de alteração, já que vocês estão há algum tempo encampando essa luta", explicou o senador.

Também participaram da reunião com o senador o vereador Roberto Damaceno e os comerciantes Trajano Ribeiro Taques, Alceu Gruber, Orivaldo Luciano Machado, o Mineiro, Evandro Evangelista e Toni Rachid Jaud.







URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17476/visualizar/