Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 28 de Fevereiro de 2012 às 06:28

    Imprimir


Ex-vice prefeita de Cuiabá, Jacy Proença (PSB)
Ex-vice prefeita de Cuiabá, Jacy Proença (PSB)

A ex-vice prefeita de Cuiabá, Jacy Proença (PSB), teve prisão preventiva decretada pela Justiça, sob a alegação de risco à aplicação da legislação penal. Ela atuou no comando do Palácio Alencastro durante a primeira gestão do ex-prefeito Wilson Santos (PSDB), de 2004 a 2008.

Jacy responde a um processo, movido pelo Ministério Público Estadual (MPE), em que é acusada da prática de peculato, juntamente com a ex-assessora de gabinete, Jeniffer Moraes Matos, por montar um esquema para o pagamento de dívidas de sua campanha à Câmara dos Deputados, disputada em 2006, com recursos do Município, forjando compras de materiais da empresa para qual a ex-prefeita supostamente devia a quantia.

Jeniffer apresentou sua defesa e continua respondendo ao processo, em que poderá apresentar testemunhas para a audiência de instrução em outubro deste ano. Jacy, no entanto, não respondeu a qualquer chamado da Justiça, motivo pelo qual acabou tendo sua prisão decretada.

A decisão destaca que a ex-vice-prefeita foi procurada de diversas formas, mas não foi encontrada para a citação pessoal, onde poderia alegar conhecimento sobre o processo. Conforme determina a legislação, ela foi citada por edital, mas não apresentou sua defesa.

“Observe-se que essa evasiva da acusada, que mesmo na ingenuidade que nos é imposta pela legislação processual penal, diante da gama de recursos de comunicação digital, em especial a internet, concluímos que sem sombra de dúvidas deve saber da existência desta Ação Penal em seu desfavor, demonstra clara intenção de furtar-se ao processo e à Lei Penal”, destacou o juiz José Arimatéia, da Vara Especializada Contra o Crime Organizado.

O juiz ainda determinou a suspensão do processo no tocante à Jacy e do prazo prescricional até o cumprimento de sua prisão ou que se apresentem informações sobre o seu paradeiro.

A reportagem tentou entrar em contato com Jacy por telefone, mas até o fechamento desta matéria, não conseguimos encontrá-la.  






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17564/visualizar/