Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sexta - 20 de Janeiro de 2012 às 11:55
Por: Eveline Teixeira

    Imprimir


Cuiabá também participará da mobilização Crueldade Nunca Mais, uma manifestação pacífica pelo fim dos maus tratos contra os animais, que será realizada no próximo domingo, dia 22, a partir das 9h, em todo o Brasil e nas cidades de Nova York e San Diego, nos EUA.  Na capital de Mato Grosso, o evento acontecerá na Praça Santos Dumont.   “Nosso objetivo é mostrar que os animais tem sentimentos exatamente como nós, seres humanos e, por isso, merecem respeito, atenção, carinho e cuidados”, explica Dora Gonçalves, presidente da Associação Voz Animal (AVA-MT), entidade que está organizando o evento na cidade.

O objetivo da mobilização é pedir mudanças na legislação atual e aumentar a punição para aqueles que praticam atos de violência contra os animais.   “Hoje, o crime contra animais é considerado de baixo potencial ofensivo e, apesar da lei prever prisão de 3 meses a um ano,  os infratores geralmente recebem como pena apenas  o pagamento de cestas básicas ou prestação de serviço comunitário. Precisamos desestimular esse tipo de atitude e a lei não ajuda”, explica a veterinária Juliana Lopes, voluntária da AVA-MT.  A manifestação será o pontapé inicial para o projeto de lei de iniciativa popular que pretende recolher 1,5 milhão de assinaturas em todo o país.

O recente caso da enfermeira que foi filmada espancando um cachorro da raça Yorkshire, em Goiás, e de uma mulher que se passava por protetora dos animais para adotá-los e depois matá-los, em São Paulo, foram dois episódios que impulsionaram a manifestação.  No caso do Yorkshire, por exemplo, o inquérito foi concluído mas a própria delegada responsável pela investigação afirma que dificilmente a autora do crime sofrerá qualquer tipo de detenção.  “Queremos aproveitar o evento e toda essa comoção também para esclarecer as pessoas e divulgar a importância da posse responsável. Infelizmente, Cuiabá é uma cidade na qual ainda sofremos muito com o abandono de animais, que acabam vitimados por diversos tipos de violência e até sendo mortos. Precisamos mudar essa mentalidade”, afirmou Mônica Buzelle, vice-presidente da AVA-MT.

A veterinária Juliana lembra que o evento é aberto para todos aqueles que tem interesse em colaborar com a proteção dos animais.  Será uma manifestação pacífica e a sugestão é que os participantes se vistam de branco e levem cartazes e faixas com no máximo dois metros de largura. No entanto, ela lembra que mensagens ofensivas ou que incitem à violência não serão aceitas.  Além disso, os manifestantes devem lembrar de levar água e se protegerem do sol quente de Cuiabá.  “Quanto à presença de animais na manifestação, estamos alertando que isso não é recomendado justamente por causa do forte calor da cidade, que pode ser muito desgastante e fazer mal aos bichinhos”, esclarece Juliana.

Para mais informações, é possível entrar em contato com a AVA-MT pelo e-mail vozanimal.mt@gmail.com. O site oficial da manifestação é o www.crueldadenuncamais.com.br

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17849/visualizar/