Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Domingo - 15 de Janeiro de 2012 às 09:18

    Imprimir


PJC-MT
Droga encontrada dentro de bateria de Montana
Droga encontrada dentro de bateria de Montana
Uma organização criminosa que atuava no tráfico de drogas interestadual foi desmontada na sexta-feira (13.01), pela Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, na operação “Artega”, da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes (DRE), que cumpriu 11 mandados de busca e apreensão e 9 prisões preventivas, em Cuiabá, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade, Pontes e Lacerda e em Vilhena, no Estado de Rondônia. Uma pessoa ainda é procurada pelos policiais.

A especialização da quadrilha era o transporte de drogas dentro de baterias de veículos. Na operação foram presos: Roberto Carlos Bearis, 43, em Vilhena (RO); o casal Josinaldo Pinheiro de Lima, 46, o “Jorge”, e Roselei Aparecida Lima, 38, ambos em Várzea Grande; Altino de França Domingues, 52, o “Careca”, em Cuiabá; Adriano Constantino do Prado, 31, o “Didi”, em Cuiabá; Inácio José da Silva Liebana,  39, preso em Pontes e Lacerda; Jamir Mendes Araújo, preso em Vila Bela da Santíssima Trindade; Wagner Lopes da Silva, dado cumprimento do mandado na Penitenciária Central do Estado; Valdemir de Almeida da Silva, também já preso na Penitenciária.

As investigações estavam em andamento desde dezembro de 2010. O trabalho começou com apreensões de drogas acondicionadas em compartimento de veículos, principalmente baterias. Todos os veículos vinham da fronteira com a droga para ser entregue a traficante de Cuiabá e outros estados. “Eles traziam a droga de forma segura. Adaptavam a bateria de veículos para comportar até 8 quilos, dependendo do tamanho, e ainda funcionar. Quando o carro era barrado na fiscalização, a droga não era encontrada, por ser um local pouco provável”, explicou a delegada titular da DRE, Alana Cardoso.

Em um dos veículos apreendidos na operação, nesta sexta-feira, no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, os policiais apreenderam cerca de 4 quilos de pasta-base dentro da bateria de uma pick-up Montana. O carro foi apreendido em poder de Josinaldo Pinheiro de Lima, 46, conhecido por “Jorge”. Conforme a delegada Alana Cardoso, o veículo seria levado para Minas Gerais nesta sexta-feira.

Ainda na casa do preso Josinaldo, os policiais apreenderam documentos que comprovam que ele usava nome falso de “Josivaldo” e munições calibre 22. Além do tráfico de drogas, o acusado vai responder por falsidade ideológica e falsificação de documento público.

As investigações comprovaram a materialidade da modalidade da prática do tráfico, com a apreensão no dia 1º de março de 2010, 5 quilos de pasta-base de cocaína retirados de dentro de duas baterias, em um veículo Gol preto. Na ocasião, policiais da Delegacia de Entorpecentes prenderam Wagner Lopes da Silva e Roberto Carlos Bearis. Este último é cadeirante e foi solto meses depois.

Com informações da operação da DRE, a Polícia Militar também apreendeu 10 quilos de pasta-base e a Polícia Rodoviária Federal, 8 quilos, dentro de uma cadeirinha de criança. Conforme a delegada Alana, os próprios traficantes conduziam os veículos com a droga, pois a margem de segurança era muito grande, devido à bateria ser um local de difícil vistoria, a menos que já tenha uma denúncia.

Um dos fornecedores da droga tinha propriedade rural na fronteira. A adulteração das baterias era feita pó Inácio José da Silva Libana.

A delegada informou ainda que os traficantes mantinham atividades lícitas para ocultar o tráfico de drogas. Dois deles, Josinaldo Pinheiro de Lima e Altino de França, trabalhavam na comercialização de carros na Pedra, região do Porto, em Cuiabá. “Os mesmos carros que compravam e vendiam eram usados para transportar drogas”, frisou.

Em Vilhena, Rondônia, o delegado Gustavo Garcia Francisco prendeu Roberto Carlos Bearis, responsável pelo transporte de drogas da cidade de Pontes e Lacerda juntamente com o traficante Wagner. A droga abastecia traficantes de portes médio e pequeno de Cuiabá e Vilhena (RO). Conforme o delegado a organização, movimentava de 5 a 15 quilos por semana, de acordo com as encomendas.

“Trabalhamos nessa operação com três tipos de traficantes, o responsável pelo fornecimento da droga, o intermediário que trazia a droga para a Cuiabá e o traficante que vende a droga na Capital. É uma série de traficantes, do pequeno ao grande”, destacou o delegado Gustavo Garcia Francisco.

Todos os presos vão responder por tráfico de drogas e associação para o tráfico. Na operação foram mobilizados 29 policiais civis, entre delegados, investigadores e escrivães, com apoio de policiais das Delegacias Regionais de Pontes e Lacerda e Cáceres e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO).





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/17892/visualizar/