Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Segunda - 12 de Dezembro de 2011 às 12:58

    Imprimir


Marcos Vergueiro
Sesp lança Operação de Final de Ano
Sesp lança Operação de Final de Ano
Mil homens da Polícia Militar estarão nas ruas a partir desta segunda-feira (12.12) em Cuiabá e Várzea Grande realizando o policiamento ostensivo na região central e comercial para garantir a tranquilidade das pessoas que forem às compras neste final de ano. A inclusão dos militares faz parte do planejamento da Operação Fim de ano Seguro, lançada nesta segunda-feira (12.12) pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em solenidade na Praça da República, em Cuiabá, com a presença da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Judiciária Civil e representantes lojistas e comerciantes do Centro Histórico de Cuiabá. O lançamento ocorreu simultaneamente em Várzea Grande, na Praça Aquidabam.

Em razão do aumento do fluxo de pessoas nas ruas da região central da Capital, a Polícia Militar irá disponibilizar um efetivo de 672 homens em Cuiabá que irão realizar o policiamento ostensivo motorizado, a pé, montado e de bicicleta, o que representa um acréscimo, em relação ao ano passado, de 350 homens envolvidos no policiamento de final de ano. A partir de 22 de dezembro, o Comando Regional I receberá o apoio de 60 cadetes da Academia de Polícia Militar Costa Verde, além de 10 policiais militares e oito cavalos do Regimento de Cavalaria.

Segundo o comandante do CR I, coronel Joelson Geraldo Sampaio, o policiamento a pé é o ponto principal da operação. “A prioridade é o centro da cidade, área central do CPA e região do Coxipó”, disse.

Em Várzea Grande, serão 429 militares empregados na segurança neste final de ano, especialmente no centro comercial e nas regiões do grande Cristo Rei, São Mateus e Mapim, pontos mais críticos da cidade industrial. A partir de 22 de dezembro, o CR II receberá o apoio de 51 cadetes da Academia de Polícia Militar Costa Verde.

A Polícia Judiciária Civil irá disponibilizar 72 policiais, sendo 32 nos Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) de Cuiabá e Várzea Grande, além de equipes volantes que vão reforçar a segurança pública durante o período festivo.

No centro de Cuiabá, uma dupla de militares do Corpo de Bombeiros estará circulando de bicicleta fazendo a prevenção e orientando às pessoas. Segundo o comandante do CR 1, coronel Alessandro Borges ferreira, outros seis militares estarão na Praça da República com uma viatura Ranger equipada com kit móvel para atendimento de urgência. Seis militares farão o trabalho preventivo na área Central do CPA e mais 12 estarão com ponto base no centro de Várzea Grande.

Ao todo, 75 bombeiros militares estarão empenhados na Operação de fim de ano. “Demais ocorrências de grande porte a população pode acionar os batalhões em Cuiabá e Várzea Grande”, destacou o comandante.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Osmar Lino Farias, reforçou à população para que adote medidas individuais de segurança. “Vamos reforçar o policiamento, mas pedimos que a população colabore, cuidem de seus celulares, que é a ocorrência de furto mais registrada nesse período”, disse.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18119/visualizar/