Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 09 de Dezembro de 2011 às 13:25

    Imprimir


assessoria
Vice-presidente e líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior
Vice-presidente e líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior

O vice-presidente e líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Júnior, participou da cerimônia de abertura do Primeiro Fórum Estadual Sobre Drogas, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Na solenidade, ele lembrou o dia em que a presidente do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (Conen/MT), Ana Elisa Limeira, apresentou o plano de trabalho de 2011, onde constava a realização de 15 fóruns regionais para discutir o problema no interior do Estado.

“Quando a Ana Elisa me apresentou o plano, metas e objetivos cheguei a pensar que não seria possível de cumprir – tamanho era o trabalho que aquilo envolvia. No entanto, tive a oportunidade de acompanhar alguns fóruns, e confesso que estou feliz, porque vejo que todos os debates e experiências colhidas no interior serão discutidos a partir de hoje, aqui no fórum estadual. É um momento muito importante para a nossa população”, disse.

Romoaldo aproveitou para parabenizar o desembargador Paulo Lessa, por estar à frente da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos e apoiar a iniciativa do Conselho - em especial à presidenta Ana Elisa. Na ocasião, o deputado agradeceu ao governador Silval Barbosa por incentivar as ações e acreditar que a prevenção, o tratamento e a recuperação são possíveis. Ele também aproveitou para reiterar o seu apoio ao Conen.

Por meio de emenda parlamentar, o deputado destinou ao conselho, em 2011, repasse no valor de R$ 450 mil, para as ações de prevenção continuada, tratamento, recuperação e reinserção de dependentes de álcool e drogas. Para 2012, o valor destinado ao combate às drogas chegará a quase R$ 4 milhões e está definido na Lei Orçamentária Anual (LOA). A medida foi definida em consenso entre os parlamentares.

Para o secretário Paulo Lessa, o trabalho desenvolvido no enfrentamento às drogas em Mato Grosso é um compromisso do governo com a população. “O Executivo começa a atuar, de forma efetiva, nos trabalhos de prevenção e recuperação de dependentes químicos”, afirmou. E isso está sendo possível porque, segundo ele, “é um trabalho desenvolvido em parceria entre os Poderes, a sociedade e instituições”. Lessa lembrou que a política estadual sobre drogas é construída em alicerce seguro, dentro da realidade dos problemas enfrentados no estado. “O nosso trabalho é pioneiro no país e é reconhecido pelo Governo Federal”.

Durante os três dias (quarta, quinta, sexta) do evento, serão realizadas palestras, debates e oficinas sobre o tema drogas. O evento conta com a participação de Secretarias de Estado e o apoio de várias instituições, como o Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Ordem dos Advogados do Brasil.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18145/visualizar/