Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 08 de Dezembro de 2011 às 04:16

    Imprimir


O vice-presidente da República, Michel Temer (PMDB), autorizou a instalação do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteira (GGI-F) em visita a Mato Grosso. A ação é um pleito antigo do deputado Walace Guimarães, que realizou diversas indicações durante todo o ano solicitando mais uma unidade do Grupo Especial de Fronteira (Gefron). A criação do gabinete faz parte do Plano Estratégico de Fronteira, lançado este ano pelo Governo Federal com objetivo de reduzir os índices de criminalidade nas fronteiras brasileiras.

O presidente do PMDB em Mato Grosso, deputado federal Carlos Bezerra, também já havia pedido a Temer no início de setembro, quando o vice-presidente da República esteve em Cuiabá, o reforço para conter o alto índice de criminalidade no Estado.

A segurança pública tem sido uma questão debatida pelo parlamentar, que não esconde a preocupação com o índice de violência e a entrada de entorpecentes em Mato Grosso por meio da fronteira. Walace chegou a realizar uma audiência pública para debater o assunto. Para ele, se trata de um assunto emergencial e que necessita de melhorias, principalmente no efetivo das polícias Militar e Civil de Mato Grosso. A audiência, que contou com a participação de diversas autoridades, foi marcada por polêmica.

O deputado aponta que a segurança pública em Mato Grosso é uma das maiores preocupações tanto da população quanto do Governo Estadual e Federal, que prometem investir em ações de combate ao tráfico. O maior obstáculo hoje são os cerca de 700 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia.

De acordo com o deputado, a audiência pública foi a primeira oportunidade para que os participantes pudessem expor suas propostas , posteriormente encaminhas por meio de um relatório ao secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado.
     O Plano Estratégico de Fronteira é coordenado pelo vice-presidente Michel Temer junto aos Ministérios da Justiça e da Defesa. Antes de Mato Grosso, o vice-presidente e comitiva visitam as instalações do Quartel General do Comando Militar Oeste, em Campo Grande (MS), capital de um dos estados da região Centro-Oeste onde a Operação Ágata III é realizada, desde o dia 22 de novembro, - em conjunto pelas forças de segurança do Governo Federal e governos estaduais - para o combate dos delitos transfronteiriços.

Dados divulgados pela Polícia Civil de Mato Grosso, do mês de janeiro a outubro deste ano, foram registrados 196 homicídios somente em Cuiabá. Em Várzea Grande foram 104 homicídios. Outros 12 latrocínios, roubo seguido de morte, foram registrados em Cuiabá e oito em Várzea Grande. Somente roubos somam 5 mil em Cuiabá e 2,1 mil em Várzea Grande. Porém, os dados que mais preocuparam o parlamentar foram os furtos acontecidos nas duas cidades: em Cuiabá 8,8 mil e em Várzea Grande 2,5 mil.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18162/visualizar/