Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Sexta - 18 de Novembro de 2011 às 19:50

    Imprimir


Lenine Martins

Em razão da extensão agrícola de Mato Grosso e aimportância do cultivo e beneficiamento da cana-de-açúcar, existe uma grande necessidade de formação de profissionais capazes de operar equipamentos usados no período da safra. Assim nasceu a ideia do Governo do Estado em realizar o Curso de Operador de Cana-de-Açúcar. O projeto piloto da qualificação encerra neste sábado (19.11), no município de Nova Olímpia.

Em torno de 120 pessoas participaram das três edições do projeto desenvolvidos pela Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Os dois primeiros cursos aconteceram em Campo Novo do Parecis e Alto Taquari. A qualificação é ofertada gratuitamente para os participantes.

As aulas do curso são ministradas por instrutores vindos diretamente do local de fabricação dos maquinários. Os alunos aprendem teoria e prática sobre o manuseio e manutenção da colhedora de cana. As máquinas além de possuírem tecnologia de ponta, aceleram o ritmo da colheita e garantem maior comodidade aos trabalhadores rurais.

Em Nova Olímpia, última cidade a receber o projeto este ano, a Usina Itamaraty pretende contratar os alunos que se destacarem na qualificação, cujo perfil atendam os pré-requisitos de admissão da empresa. Já em Alto Taquari e Campo Novo do Parecis, os trabalhadores que participaram do curso terão prioridade para contratação na próxima safra.

De acordo com a superintendente de Qualificação Profissional, Rosamaria de Carvalho, o projeto aconteceu de forma experimental este ano. “O Curso de Colhedora de Cana-de-Açúcar será ajustado para 2012, quando então será elaborado um calendário para realização da capacitação em vários municípios do Estado. Quero destacar também a satisfação dos participantes do curso, que elogiaram tanto a iniciativa do Governo, como o desempenho do instrutor da Case, Eduardo Moro, em todas as avaliações”, disse a superintendente.

O Curso de Colhedora de Cana-de Açúcar é fruto demais uma parceria formada pelo realizado pelo Governo do Estado e Case Máquinas Agrícolas. O projeto recebe ainda o apoio das prefeituras municipais e empresas da iniciativa privada.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18307/visualizar/