Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 09 de Novembro de 2011 às 16:03

    Imprimir


Um dos traficantes mais procurados pela Justiça do Estado de Mato Grosso foi preso no Estado de Goiás, na terça-feira (08.11). Procurado desde o ano de 2007, Wilber Martins Rodrigues, 38, mantinha uma rede de distribuição de drogas nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia.

Há três meses a Polícia Civil de Mato Grosso recebeu informações que ele estava escondido na cidade de Caldas Novas (GO) e passou a monitorá-lo, conseguindo efetuar sua prisão com apoio da Polícia Civil de Goiás. Em Goiás, o traficante fazia uso de nome falso. Nos últimos 15 dias a Polícia Civil de Mato Grosso manteve uma equipe de policiais da Inteligência em Goiás para prender o traficante.

A prisão foi uma operação conjunta da Secretaria Adjunta de Inteligência, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Mato Grosso e o serviço de inteligência da Polícia Civil do Estado de Goiás, que deu cumprimento a prisão preventiva decretada em novembro de 2007, pela 9ª Vara Criminal de Cuiabá.

O traficante foi colocado à disposição de Polícia Civil de Mato Grosso, que descolou uma equipe de policiais da Inteligência para buscá-lo em Goiânia, com uso de uma aeronave da Companhia Integrada de Operações Áreas (CIOPAer) da Sesp, para trazê-lo de volta a Mato Grosso. O traficante chegou no início da tarde desta quarta-feira (09.11) e foi levando a Polinter.

Wilber passou a ser investigado pela Polícia Civil depois de seu envolvimento com um traficante, na época, responsável pelo tráfico em toda a região do bairro Osmar Cabral, na Capital, e fornecedor de drogas para várias bocas de fumo de Cuiabá. O traficante tinha forte assessoramento de pessoas no tráfico de drogas, como “olheiros” e “mulas” e recebia apoio de todos os seus familiares para manter-se no crime.

No dia 18 novembro de 2007, Wilber foi preso em Alto Araguaia (515 km ao Sul) durante a operação “Gaiola”, na companhia de Edson José da Silva. Os dois saiam de um hotel na cidade quando foram detidos por policiais civis. Com eles foram apreendidos cerca de R$ 10 mil.

Seis dias antes, em 12 de novembro, dois membros de sua quadrilha foram presos também em Alto Araguaia, com 24,60 quilos de pasta-base de cocaína, em ação integrada da Polícia Rodoviária Federal com policiais da Delegacia da Polícia Civil de Alto Araguaia.

A droga estava escondida na parte superior da carroceria de um caminhão boiadeiro, logo acima da cabine, e seria transportada para o Estado de Goiás. O condutor do veículo, Joseliano da Silva, na época com 35 anos, foi preso em flagrante na BR 364, fronteira do Estado de Mato Grosso com Goiás, e indiciado por tráfico de drogas.

Quando preso, Wilber e Edson José da Silva, foram transferidos para a Penitenciária Central do Estado (PCE). Cerca de uma semana depois, o traficante conseguiu uma habeas corpus de soltura no plantão do Judiciário. Dois dias depois, a Justiça decretou novamente sua prisão preventiva. Desde então, ele não foi mais localizado.

Para o delegado Marcelo Felisbino Martins, coordenador de Inteligência da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil, a prisão do traficante é muito importante para a Segurança Pública, pois ele ainda mantém propriedades rural na cidade de Porto Esperidião e residências em Cuiabá, indicando que ele ainda tem vinculo com o tráfico de drogas.

Ligação

Em dezembro de 2007, a Polícia Civil descobriu que o traficante Wilber Martins Rodrigues, tinha vínculo com a ex-escrevente Beatriz Árias Paniagua. Durante a operação “Ártemis”, desencadeada no dia 4 de dezembro de 2007, para apurar crime de corrupção na 2ª Vara Criminal da Capital, a polícia apreendeu vários documentos de traficantes na casa da ex-escrevente. Foram apreendidos uma pasta de plástico com seis folhas relativas ao traficante Wilber Martins, comprovantes de depósito, envelopes contendo objetos pessoais de Wilber e Edson José da Silva.

A Polícia descobriu que a ex-escrevente estava atuando como “despachante” para intermediar benefícios a presidiários, entre os traficantes Wilber e Edson José, e outros presos envolvidos com o tráfico de drogas.

A ex-escrevente chegou a protocolar requerimento, na Secretaria de Segurança, para retirar para retirar o nome, segundo ela, de seu “sobrinho”, Wilber Martins, do Sistema de Informações de Segurança (Infoseg), porque ele estaria tendo problemas ao passar pela fiscalização do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) de Cáceres, ficando ali retido para averiguações passando por constrangimento, em razão de ele responder a três processos criminais, sendo em dois absolvido.

Antecedentes

Desde o ano de 1999, o traficante Wilber Martins Rodrigues é conhecido da polícia. Com o nome verdadeiro, Wilber já foi indiciado na Justiça Estadual por tráfico de drogas, roubo e formação de quadrilha.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18368/visualizar/