Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 18 de Outubro de 2011 às 20:18

    Imprimir


Desabamento de parte do teto do Pronto Socorro na última semana
Desabamento de parte do teto do Pronto Socorro na última semana

Depois de inúmeros requerimentos de documentos, informações e até da presença do prefeito e do secretário municipal de Saúde de Cuiabá na Câmara para esclarecimentos sobre as péssimas condições da Saúde na capital, agora o vereador Lúdio Cabral (PT) protocolou, na sessão da Câmara Municipal de Cuiabá realizada nesta terça-feira, 18 de outubro, requerimento para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades na reforma do Pronto Socorro e das policlínicas dos bairros Verdão e Planalto.

Além da precariedade notável do sistema de saúde, o desabamento de parte do teto do Pronto Socorro na última semana é um dos motivos para estabelecer a CPI, visto que o Ministério da Saúde, por meio do Programa Qualisus, destinou cerca de R$ 8 milhões para a reforma do Pronto Socorro, inaugurada no ano passado. Mas isso não é raro. Os desabamentos no Pronto Socorro são recorrentes, além da falta de leitos, insuficiência de profissionais, equipamentos e medicamentos.

“A última reforma foi amplamente divulgada como a maior de todas, mas mesmo assim o prédio continua desabando! A instauração de uma CPI é a única maneira da Câmara ter poder de polícia para que todos os responsáveis pela execução das obras de reforma venham esclarecer para onde foram os milhões de reais gastos ali, já que os diversos requerimentos solicitando documentos, informações, audiências públicas, a presença do prefeito e do secretário de saúde não produziram a pressão necessária à solução do problema”, disse Lúdio.

Para conseguir instaurar a CPI, o parlamentar precisa da assinatura de pelo menos sete vereadores. Até o momento, a solicitação conta apenas com a assinatura do próprio Lúdio, que é a única base de oposição ao Executivo municipal na Câmara.  Curiosamente, mesmo que a situação do Pronto Socorro tenha sido a pauta de pronunciamento de vários de vereadores, nenhum deles quis assinar o pedido de CPI.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18570/visualizar/