Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 01 de Outubro de 2011 às 07:08
Por: Rosely Rocha

    Imprimir


Deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP)
Deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP)
A deputada federal Janete Capiberibe (PSB/AP) está recolhendo assinaturas de deputados e senadores para relançar, no Congresso Nacional, a Frente Parlamentar Mista para o Desenvolvimento da Navegação Fluvial de Cargas e Passageiros com segurança na Amazônia. A socialista anunciou a iniciativa em discurso no plenário da Câmara dos Deputados, quando convidou os parlamentares a integrarem a Frente. 

“As rodovias são escassas, mas região Amazônica tem 18 .300 quilômetros de hidrovias. Isso é a metade do potencial hidroviário marítimo e fluvial do Brasil, mas apenas 1/3 é explorado”, explicou Janete Capiberibe.

Segundo ela, a modal hidroviária na Amazônia, recebe poucos investimentos : d os R$ 7 bilhões em projetos financiados com recursos do Fundo da Marinha Mercante, em 2009, nenhum real foi investido na Amazônia. 

A deputada espera mobilizar a Frente Parlamentar para que seja criada uma linha de crédito para o financiamento subsidiado dos pequenos e médios estaleiros e para a implantação de escolas de construção naval e navegação fluvial em cada um dos nove estados da Amazônia. Ela já iniciou, pessoalmente, as negociações para isso dentro do Governo Federal, desde 2008, quando presidiu a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional. 

Janete Capiberibe é autora da Lei 11.970/2009, que visa erradicar os acidentes com escalpelamento com a instalação de proteção no eixo e no volante dos motores estacionários adaptados para a navegação. Segundo ela, esse é apenas um viés de ação para a segurança na navegação fluvial para passageiros.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18742/visualizar/