Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quinta - 29 de Setembro de 2011 às 21:12
Por: Sandro Lima

    Imprimir


Foto: Juliana Cardilli/G1
O prefeito de São Paulo e fundador do PSD, Gilberto Kassab.
O prefeito de São Paulo e fundador do PSD, Gilberto Kassab.

O PSD, partido criado pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, tem sete dias úteis, contados a partir desta quinta (29), para filiar em todo o país todos os candidatos a prefeito e vereador na eleição municipal de 2010.

O prazo começou a contar nesta quinta, após publicação no "Diário da Justiça" da decisão do Tribunal Superior Eleitoral, que nesta semana aprovou o registro nacional do partido.

Quem quiser disputar a eleição municipal do ano que vem precisa ter pelo menos um ano de filiação a um partido político. Com isso, a data limite para filiação é 7 de outubro.

O líder do partido na Câmara, deputado Guilherme Campos (SP), disse que se desfiliou do DEM nesta quinta e formalizou seu ingresso no PSD.

Segundo Campos, o curto prazo não vai dificultar as filiações. “Todos já estavam sabendo dos prazos”, afirmou. “Não teremos dificuldades, estamos muito bem organizados”, afirmou o prefeito de São Paulo e fundador da legenda, Gilberto Kassab. Segundo ele, após as filiações, o PSD terá até 15 de outubro para fazer o registro da lista de filiados.

Na noite de terça (27), a Justiça Eleitoral aprovou o registro nacional do PSD. A decisão permite que a nova sigla filie candidatos e concorra nas eleições municipais de 2012. Com a criação do PSD, o Brasil passa a ter 28 partidos políticos em atividade.

Para os que não pretendem disputar as eleições de 2012, o prazo para ingresso no PSD é de 30 dias, a contar da data de criação do partido. Parlamentares que pertencem a outros partido e se filiarem ao PSD nesse período não correm o risco de perder o mandato por infidelidade partidária.

Alianças
Durante a primeira reunião da executiva nacional do PSD, realizada nesta quarta (28), Kassab afirmou que o partido não terá restrições na composição de alianças.

“[O PSD] é um partido plural, que está aberto a todos. O que nos prende às eleições são as nossas ideias, o nosso programa, e são esses os temas que estarão nas mesas de negociações. Portanto, estamos abertos a alianças com qualquer um, o que irá nortear as nossas alianças são nossos princípios e a nossa conduta”, disse Kassab.

Na Câmara dos Deputados, o PSD deve ter uma bancada de aproximadamente 50 deputados, segundo o líder do partido. No Senado, o partido teve a adesão de Katia Abreu (TO) e negocia a filiação de mais dois senadores.
 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18749/visualizar/