Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Domingo - 25 de Setembro de 2011 às 22:21

    Imprimir


A cidade de Barra do Garças (509 Km a leste de Cuiabá) com 57 mil habitantes, mas que computa também moradores e às vezes até crimes das vizinhas Pontal do Araguaia (MT) e Aragarças (GO), recorreu ao monitoramento eletrônico em julho de 2010 para combater o alto índice de criminalidade e hoje garante que reduziu em 47% os crimes, principalmente os de homicídio em 2011, comparando com o ano de 2009. Através de um projeto batizado de Cidade Cidade Digital, que consiste em 137 câmeras de vigilância capazes de aproximar uma imagem num raio de 10 quilômetros e filmar num ângulo de 360 graus, todas as entradas e saídas da cidade são monitoradas registrando imagens que ficam disponíveis por 30 dias num servidor de 14 terabytes.

O investimento somente com a alta tecnologia de segurança eletrônica foi de R$ 1 milhão com a TecVoz, empresa especializada em armazenamento, transmissão e captação de imagem e voz via rede ou internet, e referência no setor de Circuito Fechado de TV (CFTV). Entretanto, o procurador do município, Edmar Júnior, garante que este custo não saiu dos cofres do município, uma vez que foi feita uma parceria com a empresa que instalou os equipamentos por sua conta e que a prefeitura só paga pela prestação dos serviços de monitoramento, no caso, a quantia mensal de R$ 40 mil.

As câmeras instaladas no dia 29 de julho de 2010 estão espalhadas de maneira estratégica nos setores bancário e comercial, complexo hospitalar, centro e postos de saúde, escolas municipais, no Porto de Baé, entradas e saídas da cidade e pontos de aglomeração pública. Elas monitoram por 24 horas tudo o que acontece na cidade, principalmente os veículos que chegam ou saem para as cidades vizinhas que juntas compõem uma população de cerca de 100 mil habitantes, somados com os 5,4 mil de Pontal do Araguaia, os 18,3 mil de Aragarças e ainda os turistas que frequentam Barra do Garças nas temporadas de praia. Com agravante de que a vizinha Goiana, Aragarças, ostenta o título de uma das cidades mais violentas da região.

A HM Segurança, empresa de segurança privada e monitoramento eletrônico e parceira da GSN, distribuidora dos produtos da TecVoz instalou o sistema e treinou policiais para operar as câmeras da central eletrônica localizada no batalhão da Polícia Militar. Com a implantação do sistema, Barra do Garças tornou-se a quarta cidade de Mato Grosso a ser monitorada por câmeras de vídeo. As precursoras foram Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis (212 Km ao sul de Cuiabá).

Jovair Jorge Colbeck, diretor da HM Segurança Máxima, conta que inicialmente a expectativa era que 40% da criminalidade na cidade reduzisse em um ano, mas a partir de julho de 2010 os índices caíram mais do que esperado, tornando Barra do Garças a cidade que mais reduziu a criminalidade do Estado. ‘Conforme estatística da segurança pública estadual, foi o município da região do Araguaia que teve a maior queda, no patamar de 47% nos índices de homicídio em 2011, comparando com o ano de 2009‘, diz, ao acrescentar que em um ano de Cidade Digital foram 39 atendimentos à solicitações das forças policiais locais com auxílio imediato no esclarecimento de ocorrências.

Consultor em segurança que também está à frente do projeto, Elcirley Luz Silva, acrescenta que as gravações já ajudaram a solucionar 32 assaltos investigados pelas polícias Militar e Civil. Um fato curioso que segundo ele, merece destaque, ocorreu no início deste ano quando um foragido da Justiça de São Paulo foi localizado em Barra do Garças devido imagens registradas da placa de um veículo registrado em seu nome. O homem era acusado por um duplo homicídio onde matou o patrão e o chefe há quase 10 anos atrás em São Paulo e havia fugido para Mato Grosso. Um policial filmou a placa do veículo e por curiosidade foi consultar os sistemas quando descobriu que o dono era foragido. Ao fazer a detenção do condutor, este informou que havia comprado o carro do acusado e levou os policiais até a casa do foragido que foi preso.

Estatísticas: Dados da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, Gerência e Estatísticas da Polícia Civil mostram que em 2010, Barra do Garças registrou 5 homicídios doloso (quando existe a intenção de matar), 322 lesões corporais dolosas, 21 estupros, 126 roubos, 1709 furtos, 98 estelionatos e 160 casos de drogas, entre tráfico, posse e uso.

Hoje, 1 ano e 2 meses após a instalação das câmeras, Elcircley afirma os casos de tráfico de drogas, saidinhas de banco, que eram os principais crimes registrados na região central da cidade, praticamente deixaram de existir. Nos bairros afastados também houve uma redução bastante significativa. Segundo ele, parte dos crimes migraram para a cidade Goiana de Aragarças.

Trânsito: Conhecida pelo elevado número de acidentes e mortes no trânsito, Barra do Garças com uma frota de 16 mil veículos vinha mantendo no início deste ano, uma média de 3 acidentes por dia totalizando cerca de 90 no mês e liderando o ranking de trânsito mais violento do Estado. Para solucionar o problema, o assunto foi debatidO em audiências públicas com o Ministério Público Estadual (MPE) e autoridades locais, além de diversas campanhas educativas e blitz já desenvolvidas no município. Entre as peculiaridades da cidade que agrava a segurança no trânsito estão A temporada de praias e outros eventos, em razão da cidade ser turística, bem como, ser o centro comercial do Vale do Araguaia.

Neste contexto, o monitoramento eletrônico também tem contribuído. O Consultor em segurança, Elcirley Luz Silva conta que houve uma redução em 33% nos acidentes de trânsito desde a implantação das câmeras que monitoram as principais avenidas e regiões de maior movimento. ‘Com a ajuda das gravações já conseguimos localizar 5 foragidos que causaram acidentes e fugiram sem prestar socorro‘.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18797/visualizar/