Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Domingo - 25 de Setembro de 2011 às 21:54

    Imprimir


Edson Rodrigues

Um grupo formado por executivos da Votorantim, o governador Silval Barbosa, o secretário de Estado de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, várias outras autoridades e políticos mato-grossenses visitam nesta segunda-feira (26.09), a obra da fábrica da Votorantim, entre os Distritos da Guia e Aguaçu. A obra, que completa seis meses, está com dois mil homens trabalhando e já foi 60% concluída. O investimento do Grupo Votorantim nesta planta é de R$ 390 milhões.

Durante a visita o presidente da Votorantim, Walter Schalka, anunciará a construção de 25 quilômetros de asfalto que ligará o Distrito da Guia à sede da indústria. O empreendimento mudará a economia da região, gerando 1.200 novos empregos diretos quando estiver em plena atividade. A expectativa é que em 2012 esteja funcionando a todo vapor. Vale ressaltar que 85% da mão-de-obra será local.

A fábrica instalada entre os distritos da Guia e Aguaçu recebeu incentivos fiscais do Governo do Estado. Com a capacidade de produzir 1,2 milhão de toneladas de cimento por ano, a unidade de Cuiabá irá dobrar a capacidade de fornecimento de cimento para os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Atualmente, a Votorantim tem uma planta em Nobres, a 120 quilômetros de Cuiabá, que produz cerca de 1,3 milhão de toneladas de cimento por ano.

Para Nadaf, mais que o incentivo fiscal, o governo precisa contribuir com a infraestrutura para atrair cada vez mais indústrias para Mato Grosso. O secretário ressalta ainda que, além de novos empregos, a Votorantim também estará, indiretamente qualificando mão-de-obra para o mercado da construção civil.

A nova fábrica faz parte do projeto da Votorantim para atender a crescente demanda, descentralização e interiorização do consumo de cimento no Brasil. Até o fm de 2013 a empresa terá aumentado a capacidade de produção para 42 milhões de toneladas por ano.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18801/visualizar/