Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Sexta - 23 de Setembro de 2011 às 19:24
Por: Bruno Caetano

    Imprimir


Radialista Esmeralda Fernandes era sócio-fundadora da FM Verona e apresentava dois programas.
Radialista Esmeralda Fernandes era sócio-fundadora da FM Verona e apresentava dois programas.
Mais uma radialista comunitária que lutava pela democratização da comunicação em seu estado foi vítima da truculenta ação realizada pela pela Anatel. Morreu na terça feira (20) no Hospital de Urgências de Terezina, Esmeralda Fernandes, moradora do Parque Piauí e voluntária da Rádio Comunitária Verona FM. A ativista faleceu em virtude de complicações cardíacas após tomar conhecimento que a emissora, a qual prestava serviços comunitários, fora fechada pela polícia federal junto à Anatel.

De acordo com o jornalista e militante do setor de rádios comunitárias do Piauí, Humberto Coelho, a radialista Esmeralda Fernandes era sócio-fundadora da FM Verona e apresentava dois programas na emissora: Fala Comunidade, programa de notícias e informações das comunidades da zona sul de Teresina e o programa Cantinho do Sócio, no qual homenageava os colaboradores da emissora e motivava à colaboração para a sustentação da radio. Desde a fundação da Rádio Verona, em 1997, que Esmeralda era incansável colaboradora e cuidava da rádio como quem cuida de uma filha. O coração de Esmeralda não agüentou saber do fechamento da FM Verona pela Anatel.

O Coordenador da Abraço-PI, Ricardo Campos, se emocionou ao falar de Esmeralda na quarta feira (21) na Rádio Abraço No Ar. “Mais uma vez alguém paga com a própria vida por causa da inoperância do Ministério das Comunicações e dos governos que passaram por esse país, que nunca deram atenção ao movimento de rádios comunitárias”, disse. Para Ricardo, a falta de consciência de que a comunicação é um direito de todos gera toda a truculência realizada pela Anatel e a polícia federal, que fizeram a segunda vítima mortal ao realizarem suas irresponsáveis ações corporativistas com agentes armados até os dentes.

Em 2005, outra comunicadora piauiense foi vítima fatal das constantes fiscalizações da Anatel. Também por motivos de ataque cardíaco, a comunicadora Maria da Conceição Oliveira Ferreira (Utopia FM), chegou a falecer. Maria da Conceição atuava no Bairro Lourival Parente, e não suportou ver seu projeto ser destruído pela Anatel. Na época, a radialista entrou em estado de choque ao ver a polícia federal invadindo os estúdios da rádio com metralhadoras. Oito horas após esta ação, Conceição, que não apresentava nenhum problema no seu histórico de saúde, veio a óbito.

A Abraço é solidária ao sentimento de luto em que se encontra o movimento de rádios comunitárias do estado do Piauí e de todo o Brasil, neste momento em que uma ativista em prol da comunidade foi mais uma vez vítima fatal por exercer o sagrado direito da comunicação. Em memória a estas guerreiras comunitárias, Ricardo Campos afirma que a Abraço-PI manterá sua agenda de eventos, tendo um compromisso ainda maior pelas pessoas que deram a vida por esta causa.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/18814/visualizar/