Estado investirá cerca de R$ 1 milhão na obra, o desnível sentido pelos motoristas, uma espécie de baque, em ambas as extremidades da ponte não será mais percebido. A obra será concluída em 60 dias.
Obras de correção acabarão com desnível das extremidades da ponte Sérgio Motta
Um dos mais bonitos cartões postais de Cuiabá e Várzea Grande, a ponte Ministro Sérgio Motta, construída pelo Governo do Estado e inaugurada em 2002, sobre o rio Cuiabá que divide os dois municípios, passará por reformas.
A Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) encomendou, no mês de abril, à Alga, empresa fabricante na Itália, as juntas elastoméricas de dilatação que serão substituídas durante as obras de correção da cabeceira da ponte que será nivelada a laje da estrutura.
Com a execução da obra pela Atrativa Engenharia, onde o Estado investirá cerca de R$ 1 milhão, o desnível sentido pelos motoristas, uma espécie de baque, em ambas as extremidades da ponte não será mais percebido. A obra será concluída num prazo de 60 dias.
Durante o período de execução um sentido da ponte por onde se estima trafegar 15 mil veículos por dia será interditado e o outro será dividido por barreiras para que o tráfego transite nos dois sentidos.
De acordo com o engenheiro civil e gerente de Obras de Arte Especiais da Setpu, José Gonçalo da Costa, (Sanduca), o desnível foi ocasionado por uma pequena rotação no balanço da ponte por fluência dos cabos, “O que é previsível em pontes estaiadas” (suspensas por cabos de aços), afirmou Sanduca.
Ponte Ministro Sérgio Motta - Com 327 metros de extensão por 20,7 metros de largura a edificação foi construída no período de 2000 a 2002. Na época custou 15 milhões de dólares oriundos de um empréstimo do Banco Italiano ao Estado de Mato Grosso voltados a um projeto de construção de pontes. O projeto da ponte Ministro Sérgio Motta também foi desenvolvido por uma empresa italiana a Rivoli SPA.