Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Segunda - 25 de Abril de 2016 às 14:58
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Última semana para se inscrever na Olimpíada Nacional em História do Brasil
Última semana para se inscrever na Olimpíada Nacional em História do Brasil
Professores e alunos dos ensinos Fundamental e Médio de todo país têm até sexta-feira (29.04) para se inscrever na 8ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), projeto desenvolvido pelo Departamento de História da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Até o momento, mais de 6.000 equipes de todos os estados já se inscreveram na competição deste ano.

A Olimpíada é realizada por equipes compostas por um professor de História da escola e mais três estudantes do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e Médio (todos os anos).

Ao todo, são cinco fases realizadas de forma online pelas equipes que duram uma semana cada uma. As respostas (questões de múltipla escolha e realização de tarefas) podem ser elaboradas pelos participantes por meio de debate com os colegas, pesquisa em livros, internet e orientação dos professores.


A primeira fase terá início dia 9 de maio e a quinta etapa termina em 11 de junho. Após as cinco etapas, no mínimo 200 equipes (800 participantes) são classificadas para a final presencial. Os alunos participam desta fase na Unicamp, em Campinas-SP, onde realizam uma prova dissertativa. O resultado e as medalhas são entregues no dia seguinte. A final está marcada para 20 e 21 de agosto.


O evento já reuniu mais de 40 mil alunos de escolas públicas e particulares de cidades de todos os estados em 2015. A expectativa dos organizadores é que o número de inscritos supere a do ano passado especialmente em estados da região Nordeste, onde há participação mais expressiva.


Mato Grosso

No ano passado várias equipes de Mato Grosso participaram do evento. Entre eles, a da Escola Estadual Major Otavio Pitaluga, de Rondonópolis. Intitulada “Uma história no Cerrado”, a equipe foi formada pelos estudantes Anna Gabriella Geronimo, Paulo Victor Gomes Ferreira e Samara Thibes, todos do 3º ano do Ensino Médio, e pela da professora de história Rosana Maria Dourado. Eles participaram da fase nacional.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1902/visualizar/