Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Domingo - 14 de Agosto de 2011 às 20:08

    Imprimir


Projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)
Projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB)

Mato Grosso já tem representante eleito para participar da oitava edição do Projeto Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), que será realizado entre os dias 26 a 30 de setembro deste ano, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Após disputa com outros três candidatos, Raviano dos Santos Coelho, 18, aluno da Escola Estadual Antonio Gomes Primo, localizada em São José do Xingu (952 km de Cuiabá) foi o escolhido na última quarta-feira (10.08), pelos organizadores do PJB.

A seleção ocorreu mediante análise dos Projetos de Lei (PLs) apresentados pelos alunos aos organizadores: Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e Câmara dos Deputados. O PL do deputado federal jovem eleito dispõe sobre: Produção Agrícola de Maneira Sustentável.

Segundo Raviano Coelho, “o projeto determina que todos os produtores rurais brasileiros devem firmar com as Secretarias Estaduais e os respectivos Ministérios do Meio Ambiente e Agricultura, o compromisso de produzirem com sustentabilidade. Com isso, eles receberiam um selo verde de produtor ambientalmente correto”, disse.

O deputado jovem tomará posse no dia 26 de setembro, junto aos outros 77 representantes dos 26 Estados Brasileiros e do Distrito Federal. Durante cinco dias eles terão a oportunidade de vivenciar todo o processo democrático brasileiro, mediante participação parlamentar no dia a dia da Câmara. O mato-grossense disse que tem por meta participar de todos os processos legislativos, durante a semana de atuação em Brasília.

“Quero me reunir com os demais parlamentares jovens, para angariar apoio para me candidatar a algum cargo da mesa diretora. Também vou trabalhar para que meu projeto seja aprovado e sirva como proposta para que algum deputado federal possa apresentá-lo”, contou.

Mandato

Além da jornada parlamentar de uma semana na capital do país, os deputados federais jovens possuem um ano de mandato. Nesse período, Raviano Coelho pretende trabalhar no Estado com foco na educação ambiental. “Além de destacar o projeto de Produção Sustentável, pretendo atuar nas escolas, com o desenvolvimento de ações que despertem o interesse dos jovens para a importância da preservação ambiental”, disse.

Outra ação que pretende implementar trata-se do incentivo à participação política. “Muitos jovens tem aversão aos políticos. Isso é natural, pois muitos deles estão envolvidos em escândalos. Porém há muitos que realizam um bom trabalho. E dentro da democracia todas as decisões são tomadas pela via da política, por isso a importância de participarmos dela”, afirmou.

Participação

Essa oitava edição do PJB contou com a participação de estudantes de diversas regiões de Mato Grosso. Todos encaminharam PLs para a Coordenadoria de Projetos Educativos da Seduc. A responsável pelo PJB na Secretaria, Telma Peres contou que dentre os PLs encaminhados ao órgão, “quatro foram escolhidos e encaminhados para o Consed, que em parceria com assessoria legislativa da Câmara escolheu o vencedor”.

“Recebemos projetos com várias temáticas. Entre elas: Educação, Emprego, Geração de Renda, Agricultura e Meio Ambiente. Tivemos participação de estudantes de Barra do Bugres, Sorriso, Cuiabá, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, entre outros”, disse.

O Parlamento Jovem Brasileiro é realizado desde 2004. Ao todo 546 jovens parlamentares já participaram do programa. Raviano Coelho irá suceder a atual deputada jovem de Mato Grosso, Laura Galdino Delgado, ex-aluna da Escola Estadual Liceu Cuiabano, de Cuiabá.

Os deputados jovens possuem entre 16 e 22 anos e estão matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas ou particulares do país.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19171/visualizar/