Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Domingo - 14 de Agosto de 2011 às 19:43

    Imprimir


A ampliação das instalações da Cadeia Pública do Município de Juara (648 km ao Norte de Cuiabá) é um exemplo significativo do alcance das parcerias sociais na busca de benefícios mútuos. A obra de iniciativa da corregedoria de Justiça do Poder Judiciário da Comarca foi edificada com a soma de recursos da Vara de Execuções Penais, instituições públicas, sociedade civil e mão de obra dos reeducandos. A unidade prisional foi contemplada com a elevação do muro, construção de passarelas, guarita, cobertura de tela e calçamento da área para banho de sol, além da edificação de dois ambientes, sendo um para abrigar o laboratório de informática e outro para administração. A inauguração das instalações ocorreu na última sexta-feira (12.08).

Representando a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), o secretário adjunto de Administração Penitenciária, tenente-coronel Clarindo Alves de Castro, enalteceu o juiz e corregedor da cadeia pública Wagner Plaza por liderar o trabalho e parabenizou as autoridades e a sociedade de Juara por contribuir com o que considerou uma relevante ação de cidadania. De acordo com o tenente-coronel Castro a ação representa uma referência pelo envolvimento dos poderes constituídos e comunidade, como também, pelos resultados que proporcionarão ao processo de ressocialização dos reeducandos, aos servidores do sistema penitenciário e à sociedade de forma geral.

O secretário destacou que, além de seis penitenciárias, Mato Grosso tem 54 cadeias públicas, funcionando em prédios antigos que precisam de readequação das instalações para atendimento das demandas atuais do sistema penitenciário. Nesse sentido ele reafirmou a importância das parcerias nos municípios. Entre as ações da Sejudh para solucionar a questão, o secretário ressaltou os 26 presídios elencados como prioritários para receberem reformas, a maior parte localizada no interior. “A Cadeia Pública de Pedra Preta foi reaberta essa semana após reforma completa das instalações”, citou. “A reconstrução da Cadeia de Poxoréu já foi licitada e a de Guiratinga deverá ser em breve”, anunciou.

O prefeito de Juara, Alcir Paulino, também destacou a importância e o alcance social das melhorias no presídio, as quais resultarão em mais segurança para a população e melhores condições para aos detentos. Em sua avaliação, o êxito do empreendimento deve-se principalmente ao conjunto de esforços liderados pelo juiz Wagner Plaza que mobilizou a sociedade local, reuniu os recursos e ainda articulou parcerias visando novas ações de ressocialização para os assistidos na Cadeia Pública do município.

Em seu pronunciamento o juiz Wagner Plaza agradeceu o empenho de todos na conquista e lembrou que apesar da obra ter sido bem sucedida o trabalho recebeu críticas por parte da sociedade que desconhece a importância do processo de ressocialização dos detentos e deseja que o preso sofra na prisão. Segundo o magistrado, o recurso investido na obra pelo Poder Judiciário é fruto da aplicação da pena revertida em benefício do meio social. Ele citou a apreensão de madeira como um dos exemplos e revelou que o trabalho do Conselho Municipal de Segurança na parceria contribuiu para acelerar a obra, já que a instituição promoveu a comercialização do produto apreendido revertendo o dinheiro em material de construção.

Também presente à cerimônia, o superintendente de Cadeias do Sistema Penitenciário, Altair Vicente Camilo Júnior, considerou a obra de grande alcance social por oferecer melhores condições de atendimento aos reeducandos e mais segurança aos agentes penitenciários. Em sua análise a Cadeia Pública de Juara, passa, com a melhoria, a ser a primeira unidade prisional do segmento a contar com passarelas para fiscalização dos detentos durante o banho de sol. Conforme o superintendente esse serviço até então estava disponível apenas nas penitenciárias do Estado.

Para a diretora da Cadeia Pública, Ednéia Colombo Prado, a melhoria das instalações ampliam as oportunidades de atendimento na unidade prisional. Entre os benefícios o banho de sol dos 40 reeducandos passa a ser diário e as visitas ganham espaço próprio. Em relação ao laboratório de informática que abrigará também a sala de leitura, a diretora explica que cinco computadores, climatizadores e prateleiras já foram recebidos em doação. De acordo com ela, outras ações estão previstas na unidade com recursos da parceria. “Já temos R$ 30 mil em caixa para a implantação da tranca aérea nas celas, um refeitório e sala para os agentes penitenciários”, pontuou.

Prestigiaram a cerimônia de inauguração da reforma e ampliação das instalações da Cadeia Pública de Juara autoridades municipais e estaduais dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Entre os presentes estiveram o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva e o comandante do 21º Batalhão do Vale do Arinos,major Sebastião Pereira.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19173/visualizar/