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CIDADANIA
Segunda - 08 de Agosto de 2011 às 14:04

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Assessoria/PJC-MT
A facilidade e comodidade fazem com que as pessoas cada vez mais optem pelo registro online.
A facilidade e comodidade fazem com que as pessoas cada vez mais optem pelo registro online.

Em sete meses a Delegacia Virtual, da Polícia Judiciária Civil, contabilizou 22.238 acessos de usuários dos serviços de registro de boletim de ocorrência, denúncias e comunicações de desaparecimento de pessoas, disponíveis pelo endereço eletrônico www.delegaciavirtual.mt.gov.br. Um total de 18 mil registros foi considerado procedente e 4.239 não obtiveram sucesso por falta de consistência nos dados. O aumento é 81% em relação ao mesmo período de 2010.

No período, a Delegacia Virtual convalidou 16.909 registros de perda ou extravio de documentos, recebeu 546 comunicações de furto ou extravio de celular, 416 registros de furto ou extravio de placas de veículos, 110 denúncias e 19 comunicados de desaparecimento.

Julho, devido à greve dos investigadores e escrivães, foi o mês que teve mais procura pelos serviços, principalmente para o registro de perda de documentos. Foram 4.447 boletins validados aos usuários do serviço virtual. A média mensal para este tipo de comunicação é de 2 mil ao mês. A coordenadora da Virtual, investigadora Benedita Maria Vasco Reis, disse que a procura está sendo intensa e por isso tem ocorrido congestionamento. Mas segundo a policial, é normal quando um sistema é bastante utilizado.

A facilidade e comodidade fazem com que as pessoas cada vez mais optem pelo registro online. O crescente número de acesso é um dos motivos para ampliação dos serviços policiais disponíveis ao público na internet. A Secretaria de Estado de Segurança Pública, por meio da Coordenadoria de Tecnologia da Informação, prevê, ainda para este ano, o aumento da tipificação de crimes que o cidadão poderá comunicar pelo site da Delegacia Virtual.

“São várias melhorias que serão criadas no sistema, com mais possibilidades de registro ao cidadão. Vai melhorar muito e praticamente triplicar o serviço oferecido”, prevê a investigadora Benedita Maria Vasco.

Nos primeiros sete meses de 2010 (janeiro a julho), a unidade recebeu 12.444 acessos ao site: www.delegaciavirtual.mt.gov.br. Quase dez mil usuários (9.777) tiveram os boletins validados pela equipe da Virtual. Outros 2.667 registros apresentaram informações insuficientes no preenchimento dos campos e por conta disso não foram validados.

Todas as ocorrências são analisadas e validadas em até quatro horas. Em média, a maioria das respostas é encaminhada em 20 minutos. A vítima recebe uma cópia do boletim de ocorrência via e-mail, validado pelo técnico responsável pela triagem e análise da ocorrência. Uma via do boletim vai também para a delegacia mais próxima do local do fato ou para a unidade especializada no delito, objetivando dar continuidade ao procedimento.

O Boletim de Ocorrência gerado pela Delegacia Virtual tem o mesmo valor jurídico dos boletins confeccionados nas delegacias físicas. O serviço está disponível para toda a população de Mato Grosso.

Para falar com a Delegacia Virtual o telefone da base fixa é o 3901-4834, instalada na Central de Ocorrências, na Av. Tenente Coronel Duarte (Prainha) – Cuiabá. Para quem não dispõe de internet, o boletim de ocorrência também pode ser feito no posto de atendimento da Delegacia Virtual, no Ganha Tempo, localizado na praça Ipiranga, em Cuiabá.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19231/visualizar/