Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Quarta - 20 de Julho de 2011 às 11:07

    Imprimir


Censo realizado anualmente desde 2007, visa mapear e monitorar os equipamentos públicos de assistência social, como Cras
Censo realizado anualmente desde 2007, visa mapear e monitorar os equipamentos públicos de assistência social, como Cras

O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) divulga nesta quinta-feira (21), às 10h30, os números do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referentes a 2010. O censo, realizado anualmente desde 2007, visa mapear e monitorar os equipamentos públicos de assistência social, como Cras (Centros de Referência de Assistência Social) e Creas (Centros de Referência Especializados de Assistência Social), e os serviços ofertados por eles. Pela primeira vez, o levantamento teve questionários específicos sobre a gestão nos estados e municípios, os conselhos e as entidades privadas.

O levantamento foi respondido por mais de 4,7 mil municípios entre agosto e dezembro de 2010. Os dados subsidiarão o aperfeiçoamento da política de assistência social e contribuem para que governos e sociedade conheçam a realidade dos serviços do setor.

Os resultados trarão informações sobre as secretarias estaduais e municipais de Assistência Social, a formação e o vínculo empregatício dos trabalhadores e estrutura e funcionamento dos conselhos e das entidades conveniadas. Os números do Censo Suas 2010, as estratégias de enfrentamento dos problemas detectados e a definição de diretrizes para o levantamento de 2011 serão apresentados no Seminário de Monitoramento do Suas, nesta quinta-feira, pela manhã, em Brasília.

Participam do seminário representantes do MDS, das secretarias estaduais de Assistência Social, do Conselho Nacional de Assistência Social, dos conselhos estaduais de Assistência Social, dos Colegiados de Gestores Municipais da Assistência Social e do Fórum Nacional de Secretários de Estados de Assistência Social, além de pesquisadores convidados.

O Suas completou seis anos de funcionamento no último dia 15 e agora é lei sancionada pela presidenta Dilma Rousseff no dia 6 de julho. O sistema tem garantido proteção social à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice, por meio de uma rede descentralizada que envolve gestores de 99,5% dos municípios brasileiros.

Baseado no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS), o Suas organiza atendimento e serviços ofertados à população de maneira não contributiva, ou seja, não se paga para receber os benefícios e serviços garantidos por lei como direito das pessoas em situação de risco ou vulnerabilidade.

 





Fonte: MDS

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19391/visualizar/