Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Quinta - 07 de Julho de 2011 às 15:58

    Imprimir


Marcos Negrini
Equipe visita também a oficina de costura da unidade
Equipe visita também a oficina de costura da unidade
Uma equipe do Ministério Público Estadual visitou a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, nesta quinta-feira (07.07). A visita capitaneada pela psicóloga da Promotoria da Infância e Juventude, Iracema Leite Duarte, é considerada de rotina e teve o objetivo de avaliar as condições do local. Em sua avaliação a psicóloga disse que são visíveis as transformações pelas quais passam a unidade prisional, que abriga atualmente 399 reeducandas em regime fechado. A psicóloga elogiou a higienização da penitenciária e os cuidados da administração com a população atendida.

Acompanharam a visita, a diretora da unidade prisional, Rosânia Maria de Souza, e a diretora-adjunta Vera Lúcia Monteiro. Entre as alas foram conferidas as atividades e as instalações do salão de beleza, oficina de costura, fábrica de bolsas, fábrica de uniformes, biblioteca, salas de aulas, enfermaria, espaço de internação médica, consultório odontológico, consultório de psicologia, fábrica de salgados, refeitório e cozinha, espaço de recreação infantil, além dos raios 1 e 4.

Durante a visita, a diretora Rosânia Maria de Sousa explicou que o raio 1 passou por pacificação e reúne atualmente as reeducandas evangélicas. Ela explicou que as internas superaram os conflitos internos, principalmente em relação às drogas e o espaço hoje serve de exemplo na penitenciária. A visita também alcançou o raio 4, onde estão abrigadas as reeducandas que vivem em companhia dos filhos.

Presente à ocasião, a psicóloga da unidade prisional, Olga Santana, explicou que 50% dos casos atendidos em sua área referem-se aos atendimentos de saúde e os outros 50% são atendimentos de determinação judicial, a exemplo de avaliações para progressão de regime.

Um grupo de reeducandas solicitou, durante a visita, empenho junto à Defensoria Pública estadual para revisão das penas junto ao Poder Judiciário estadual.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19513/visualizar/