Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quarta - 20 de Abril de 2016 às 08:58
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


 A Secretaria de Estado de Cultura (SEC) divulgou a lista dos premiados no 25ª Salão Jovem Arte Mato-grossense. Foram contempladas três obras na premiação principal, além de três no prêmio estímulo e outras cinco na menção especial. As obras foram analisadas por uma comissão julgadora composta por três profissionais na área de artes visuais, de reconhecido valor nacional - Humberto Espíndola, Mariza Bertoli e José Serafim Bertoloto. 

A 25ª edição do Jovem Arte recebeu, ao todo, 179 inscrições. Deste total, 40 foram selecionadas e 11 premiadas na avaliação final do júri. As obras participantes desta edição serão exibidas em uma exposição a ser aberta no dia 18 de maio, no Palácio da Instrução. A mostra fica em cartaz até o dia 07 de agosto.

Com o objetivo de reunir, em mostra coletiva, obras de artistas amadores e profissionais e conceder prêmios aos conjuntos de obras dos participantes além de incentivar, fomentar e divulgar talentos, o Salão Jovem Arte é promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e Associação das Artes, Comunicação e Cultura de Mato Grosso (Acênica).

A mostra irá reunir obras inéditas de artistas residentes em Mato Grosso, que foram produzidas a partir de 2015 e não tenham participado de nenhum outro salão ou exposição. O Salão contempla as categorias: desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, arte digital, performance, pintura e videoarte. O valor total dos prêmios é de R$ 33 mil.

Retomada

Montado pela primeira vez em 1976, o Salão Jovem Arte Mato-grossense teve como uma das realizadoras a Secretaria de Estado de Cultura, na época Fundação de Cultura do Estado de Mato Grosso. Entre os artistas que se destacaram naquele ano estão Humberto Espíndola, Dalva de Barros, João Sebastião e Clóvis Irigaray.

As edições seguintes foram importantes para divulgar nomes até hoje conceituados nas artes plásticas regionais e nacionais como Adir Sodré, Gervane de Paula, Benedito Nunes, Nilson Pimenta, Jonas Barros, Vitória Basaia, Regina Pena, Marcelo Velasco, Adão Domiciano, Carlos Lopes, Marcio Aurélio, entre outros.

Se as edições tivessem sido anuais e ininterruptas, o Salão estaria na 39ª edição. Por conta de uma descontinuidade de oito anos, esta será a 25ª edição do evento. “A retomada é importante para consolidar e estimular as criações artísticas, revelando e incentivando novos nomes e formas de expressão nas artes plásticas e visuais”, observa o titular da SEC, Leandro Carvalho.

Cronograma

28/01 a 20/03 - Inscrições

21/03 a 24/03 - Seleção dos participantes

25/03 a 05/04 - Envio das obras

13/04 a 17/04 – Premiação

18/04 - Divulgação dos premiados

19/04 a 17/05 - Produção e montagem do Salão

18/05 - Abertura do Salão

19/05 a 07/08 – Exposição e visitação





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1952/visualizar/