Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 19:33
Por: LIDIANA CUIABANO

    Imprimir


Serão realizadas fiscalizações integradas
Serão realizadas fiscalizações integradas

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) deflagrou, na noite desta sexta-feira (27.05), a operação ‘Ostensividade Permanente’, que tem como objetivo aumentar o poder de ostensividade e prevenção policial, a partir de fiscalização integrada dos órgãos da segurança pública e instituições do poder público municipal, Poder Judiciário e instituições do Governo Federal em áreas com maior incidência de homicídios nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, proporcionando maior segurança e tranquilidade à população. O lançamento oficial da operação aconteceu simultaneamente em Cuiabá e Várzea Grande.

Estão empregados na operação 983 policiais militares, 222 bombeiros além de equipes do Juizado da Infância e da Juventude, Ministério Público, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Detran, Conselho Tutelar, Guarda Municipal, Vigilância Sanitária, Disque Silêncio e Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Haverá reforço na Polícia Judiciária Civil com um delegado, três investigadores e dois escrivães nos plantões de Cuiabá (Cisc Planalto) e Várzea Grande (central na avenida Filinto Muller). Irão funcionar mais dois cartórios para atender as ocorrências.

Na operação serão realizadas fiscalizações integradas em bares e lanchonetes, bem como abordagens e checagem de cidadãos e veículos, com barreiras e blitz nos locais de maior incidência criminal, conforme estudo da Secretaria Adjunta de Inteligência da Sesp.

“O principal objetivo da operação é diminuir os índices de homicídio na Baixada Cuiabana, que em relação aos meses de março e abril deste ano trouxe preocupação à Secretaria. Portanto, a meta é reduzir esses números com essa saturação das forças integradas da segurança”, disse o secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho.

Também estarão empenhados na operação 404 alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar (CFS) aprovados no último concurso público do Governo do Estado para área da Segurança Pública. Os alunos irão atuar sob comando de graduados em barreiras e pontos estratégicos de Cuiabá e Várzea Grande, aumentando a ostensividade da operação.

Oitenta e um alunos a soldados do Corpo de Bombeiros Militar também irão reforçar o efetivo atuante dos bombeiros na operação, na fiscalização de bares, restaurantes e lanchonetes e pontos de maior concentração de público. Os bombeiros também atuarão em parceria com a Polícia Militar em Cuiabá e Várzea Grande nas blitz de forma educativa com assuntos relacionados ao consumo excessivo de álcool, excesso de velocidade, a importância do uso do cinto de segurança e cuidados com pedestre nas ruas. Equipes da Força Tática e Rotam também darão apoio a operação.

“O apoio dos alunos é necessário. Eles irão atuar na operação com monitoramento e com isso vão ganhando experiência para quando estiverem nas ruas exercendo suas funções como policiais, que deve acontecer no mês de setembro”, destacou Diógenes Curado. O secretário lembrou ainda que apenas na Baixada Cuiabana deverá engrossar o quadro da Polícia Militar cerca de 700 novos soldados. “Com isso teremos um ganho qualitativo para nossas ações de Segurança Pública”, completou.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19837/visualizar/