Diagnóstico da A3P foi concluído na Seduc e medidas deverão ser adotadas
A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) já concluiu o diagnóstico da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). O trabalho foi realizado por uma comissão com membros de diversos setores da instituição e apresentado aos secretários adjuntos de Política Educacional e de Administração Sistêmica, Gilberto Fraga de Melo e Juliana Formiga, respectivamente, na quarta-feira (13.04).
“A proposta diagnóstica teve início no ano passado com o objetivo de detectar as necessidades a serem aplicadas dentro da A3P na Seduc, como consumo de água e de energia e o desenvolvimento da cultura de sustentabilidade”, explicou Hennfany Kop, membro da comissão gestora da A3P.
O diagnóstico é resultado de uma pesquisa envolvendo mais de 280 servidores da Seduc, sendo considerado fundamental para a implantação da A3P. Por meio desse trabalho é possível identificar pontos críticos relacionados a desperdícios e oportunidades de aperfeiçoamento da gestão.
Nenhum dos entrevistados tem grau de instrução inferior a Ensino Médio. Pouco mais de 140 deles possuem especialização, 38 mestrado, três doutorado, 57 nível superior completo, 20 superior incompleto e 18 com Ensino Médio completo. E 63% dos envolvidos são servidores efetivos.
Em relação as atitudes sustentáveis praticadas pelos servidores que fizeram parte da pesquisa, como a impressão frente e verso para economizar papel, 44% deles (124 pessoas) afirmaram fazer uso da medida. Outros 51% (145 servidores) disseram que não tem o hábito e 15% não responderam.
Quando questionados se concordavam com a substituição dos copos descartáveis por copos reutilizáveis, a maioria (55%) disse que sim e 21% disse não. Igualmente outros 21% concordam que a mudança seja feita gradativamente e 3% não responderam.
A comissão também apurou se o funcionário está motivado a adotar boas práticas no seu ambiente de trabalho. E obteve um diagnóstico positivo, 268 dos 284 entrevistados disseram que sim e outros 28, não. A A3P, segundo os integrantes da comissão, tem a tarefa de trabalhar essa informação entre todos. “Todos têm conhecimento sobre as medidas de economia que devem ser adotadas, mas nem sempre praticam. Como por exemplo, apagar a luz no final do expediente. Essa consciência funciona na casa dele, mas no órgão público não tem o costume de apagar quando deixa o recinto”, pontuou Hennfany, ao destacar que o trabalho será de conscientização e sensibilização junto aos servidores. Não de medidas coercitivas ou impostas.
“O gasto desnecessário é prejuízo, não investimento. Enquanto que o gasto necessário é investimento. A A3P vai ter essa metodologia. Através dos indicadores, identificar se estes gastos são necessários ou não. E através de uma possível economia, transformar em investimentos”, avaliou o secretário adjunto de Política Educacional da Seduc, Gilberto Fraga de Melo.
A comissão está confiante dos resultados. Além de desenvolver a cultura proposta pela A3P na sede da Seduc, a ideia é expandir as ações também nas escolas.
Na próxima semana, a comissão se reunirá para discutir o plano de ação e os indicadores para a tomada de decisões e efetivação da A3P. As iniciativas provêm a implantação de coletores para reciclagem, obrigatoriedade de impressão frente e verso, integração entre os setores, entre outros.
A3P