Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quarta - 25 de Maio de 2011 às 19:18
Por: Olhar Direto

    Imprimir


Olhar Direto

A Polícia Judiciária Civil confirmou ao site Olhar Direto a existência de rixas pessoais e profissionais entre os policiais Edson Leite e João Osni Guimarães, conhecido como “João Caveira”, mortos durante um acidente de trânsito ocorrido após operação suspeita. A vaidade e disputa profissional entre ambos era tanta que sequer aceitavam atuar juntos.

De acordo com o delegado titular da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Antônio Garcia, este foi um dos fatores que levou a polícia a descartar qualquer possibilidade de que os dois estivessem atuando juntos na suposta ‘queima de arquivo’ do ambulante Gilson Silvio Alves, morto no confronto com os policias e reforçou a tese de que João Osni estava no local do crime por coincidência.

João Caveira bateu o carro na Avenida Filinto Muller a caminho do Pronto-Socorro, quando tentava socorrer o ‘colega’. Os dois eram desafetos declarados e competiam diretamente dentro da Polícia. A possibilidade de um desentendimento entre João Osni e Edson Leite no trajeto até o hospital ter feito ‘Caveira’ perder o controle do veículo e bater de frente ao muro, foi levantada pelo fato de João conhecer muito bem aquela rua por onde ele trafegava no momento do acidente, já que morava naquelas proximidades, passava por lá todos os dias e sabia da existência do quebra-molas.

“Não havia necessidade dele (João Osni) estar àquela velocidade, porque sabia que os tiros que atingiram o Edson, não haviam sido letais. Se o Edson tivesse ido caminhando até o hospital, ou ficasse sentado no local do incidente esperando o Samu, talvez estivesse vivo ainda. O que aconteceu realmente naquele trajeto ninguém vai saber, mas acredito que isso não tenha motivado o acidente. Se Edson sentisse que não podia confiar no João a esse ponto, nem entraria no carro”, relatou.

Relatos de colegas afirmam que morte dos dois chega a ser irônica. “Eles competiam tanto, eram tão vaidosos por cargos, que morreram juntos, foram velados juntos e enterrados da mesma forma”, relatou.

A versão "oficial"

De acordo com a Polícia Civill, o vendedor ambulante Gilson Alves, morto na tarde de segunda-feira (23) pelo investigador Édson Leite, teria sido confundido com um ladrão de carretas, identificado pela polícia mas com identidade não divulgada, na ação que resultou na morte de um policial civil.

Leite e Maxwel Pereira, policial civil que ficou ferido, lotados no Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) do Coxipó, teriam chegado até o posto 2006, em Várzea Grande, próximo ao bairro São Matheus, após denúncia anônima.

As investigações seguiam desde a sexta-feira (20), sob o comando de Leite. Ele chegou até a residência para montar campana e teria avistado um carro apontado como de propriedade do suposto ladrão, com mandado de prisão expedido em Mato Grosso do Sul. Os dois chegaram até o restaurante do posto, mas foram flagrados por Gilson Silva Alves, que disparou em direção ao mato.

Essa fuga, segundo a Delegacia de Homicídio e Proteção a Pessoa (DHPP) teria motivado a reação dos policiais, que cercaram a “vítima-acusado”. Maxwel chegou a entrar em luta corporal com Gilson, na tentativa de neutralizar a ação, mas foi surpreendido ao ter sua arma sacada e baleado por Gilson na perna. Em seguida, Leite foi alvejado e revidou contra o ambulante com oito tiros.

De acordo com a família da vítima, a ação dos investigadores foi desmedida, já que a vítima fugiu por achar que sofreria retaliações por denunciar três jovens acusados de assaltar a sua residência. A família também apontou que um dos ladrões teria ligação com o policial João Osni Guimarães, o “Caveira”, e por isso, estava sendo perseguido.

Esse fato, entretanto, foi prontamente descartado pela DHPP, que justificou como coincidência a presença de Guimarãese no local do crime. Segundo a polícia, “Caveira” teria apenas ido abastecer o carro, quando ouviu os disparos e foi socorrer os colegas. Vendo que Leite estava ferido, ele seguiu em direção a unidade de saúde, mas sofreu um acidente, que resultou na morte de ambos.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19859/visualizar/