Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sábado - 21 de Maio de 2011 às 12:16

    Imprimir


Os convênios têm ajudado a estruturar várias delegacias e setores da PJC, com o fortalecimento da ação policial.
Os convênios têm ajudado a estruturar várias delegacias e setores da PJC, com o fortalecimento da ação policial.
A Polícia Judiciária Civil que criar um banco de projetos para captação de recursos junto ao Governo Federal. Em 2011, cinco projetos que visam o reaparelhamento de delegacias, aquisições de equipamentos e prevenção as drogas ilícitas e lícitas estão sendo executados por meio de convênio com o Ministério da Justiça, na ordem de mais de 4 milhões. O período para encaminhamento de projetos ao MJ vai até julho.

A diretoria geral da PJC quer incentivar os servidores (delegados, escrivães e investigadores) a desenvolverem projetos para as linhas de ações da Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp) ou do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), desenvolvido pelo Ministério da Justiça. Em 2011, a captação de recursos está direcionada a projetos ligados a ações de fronteira, homicídios e prevenção.

Conforme o diretor de Execuções Estratégicas, José Antonio Cavadas, convênios com a Senasp têm sido mecanismos encontrados para superar as dificuldades de estruturas das delegacias. “Tivemos grandes projetos aprovados e equipamentos comprados com esse dinheiro. As fontes de recurso do Governo Federal são as melhores formas de melhorar a logística e estrutura das delegacias”, incentivou.

“As ideias devem estar de acordo com as necessidades da Polícia Judiciária Civil e em consonância com as ações Ministério da Justiça”, complementa assessora técnica Glaúcia Ribeiro, da Gerência de Obras, Projetos e Convênios, responsável pela formatação dos projetos e convênios.

Foi por meio de projeto que a Polícia Judiciária Civil adquiriu neste ano, 2.031 coletes balísticos para proteção individual e treinamento policial. Ainda em 2011, serão executados os convênios: Construção Social da Paz, do Projeto de De Cara Limpa Contra as Drogas, para aquisição de kit multimídia e um micro-ônibus; Gestão e Modernização Tecnológica das Unidades de Segurança Pública, com a compra de equipamentos de tecnologia da informação; De bem com a vida, com foco nas ações de prevenção ao combate as drogas ilícitas e lícitas; e aparelhamento da Delegacia Especializada de Repressão a Entorpecentes, objetivando fortalecer as ações de combate ao narcotráfico.

Entre os anos de 2009 e 2010, a Instituição executou convênios que criou, estruturou e capacitou policiais para a Gerência de Crimes de Alta Tecnologia (Gecat); adquiriu por meio de projeto da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá uma Delegacia Móvel, destinada ao pronto-atendimento das mulheres vítimas de violência nos bairros; reaparelhou a Delegacia do Meio Ambiente para o combate aos crimes ambientais; modernizou o atendimento e as investigações de trânsito em Rondonópolis e dos Centros Integrados de Segurança Cidadania, com a capacitação e compra de diversos equipamentos para o atendimento dos delitos de trânsito.

Os policiais interessados em contribuir para melhoria estrutural da Polícia Civil podem enviar pré-projetos, com objetivo e justificativa, para a Gerência de Obras, Projetos e Convênios, da Coordenadoria de Execuções Estratégicas. A ideia será apreciada pelo Conselho Superior de Polícia. Caso esteja em uma das linhas, o servidor será notificado para a finalização do projeto, sem custos para Instituição. Se o projeto não estiver em conformidade com as linhas de ações prevista para o ano, será guardado para aproveitamento futuro.

No site da Polícia Civil, link Projetos há um guia com orientações para a elaboração de projetos, do Ministério da Justiça. Mais informações pelo telefone (65) 3613-5650 ou nos e-mails: glauciaribeiro@policiacivil.mt.gov.br e karlaviana@policiacivil.mt.gov.br.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/19891/visualizar/