Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 25 de Abril de 2011 às 23:00

    Imprimir


As exportações de carne bovina de Mato Grosso no primeiro trimestre deste ano tiveram o segundo pior desempenho para o período em cinco anos. A constatação é dos técnicos do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), vinculado à Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

Segundo os analistas do Imea, os dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) mostram que nos primeiros três meses deste ano a exportação de carne bovina de Mato Grosso atingiu 45,27 mil toneladas em equivalente carcaça.

Nos últimos cinco anos, o menor volume das exportações de carne foi registrado no primeiro trimestre de 2009, quando foram exportadas 35,04 mil toneladas. Em relação ao ano passado, o acumulado dos primeiros três meses deste ano apresenta uma queda de 4%. Os analistas observam que o desempenho registrado em janeiro foi o que mais comprometeu, pois os embarques foram os menores desde fevereiro de 2009.

Os analistas comentam que a combinação do dólar na casa de R$ 1,50, dos altos preços da carne no mercado interno e da instabilidade política no Oriente Médio pode ter atrapalhado o desempenho das exportações de carne de Mato Grosso. "Estes fatores e o resultado do primeiro trimestre demonstram que, apesar de apresentar recuperação, a economia internacional ainda não está totalmente curada do forte abalo que sofreu em 2008", dizem os analistas.

Os dados da Secex mostram que as exportações mato-grossenses de carne no mês passado somaram 15,14 mil toneladas, volume 10% inferior ao registrado em fevereiro. Segundo os analistas, a queda se deve fato de neste ano março ter tido menor número de dias úteis, em função do carnaval.

Nos últimos três anos as exportações em março foram superiores às de fevereiro. O mercado russo é o principal destino das exportações de Mato Grosso, respondendo por 28% do total exportado. O preço médio observado em março ficou em US$ 3.777,40 por tonelada, em alta de 3,22% em relação ao mês de fevereiro.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20135/visualizar/