Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Sexta - 01 de Abril de 2011 às 14:34
Por: LIVIA RABANI

    Imprimir


Delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Vilela.
Delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Vilela.

Discutir as ações de segurança e mostrar à população os resultados do trabalho que a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp) vem desenvolvendo na Capital, este foi o tema debatido na audiência pública realizada na tarde de quinta-feira (31.03), no auditório Milton Figueiredo na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. O evento contou com a participação de representantes do Governo do Estado, sociedade civil, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e instituições não-governamentais.

A audiência foi presidida pelo deputado Guilherme Maluf, onde a mesa de debates contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública, Diógenes Curado, o comandante da Polícia Militar coronel PM Osmar Lino Farias, o comandante do Comando Regional I, coronel PM Zaqueu Barbosa, o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Vilela, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alexandre Coronel, e também o deputado Walter Rabelo, presidente da comissão de segurança da Assembléia Legislativa e demais autoridades.

Para o deputado Guilherme Maluf é muito importante ouvir a população e o Poder Executivo. “Convocamos a audiência para debater, levantar e discutir os problemas para que o Executivo e a população possam nos orientar, para que o Parlamento Estadual possa tomar as decisões necessárias”, disse Maluf.

O secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado, explicou que os índices de criminalidade em todo o Estado não está crescendo, mas é necessário diminuir e as instituições de segurança estão trabalhando para isso. “Temos diversas ações preventivas no âmbito da segurança pública que representam o avanço no combate à criminalidade no Estado. São ações como Polícia Comunitária, o Rede Cidadã, Bombeiros do Futuro e outros projetos sociais que possuem diversas frentes de trabalho como o Programa Educacional de Resistência às Drogas e a violência (Proerd) da Polícia Militar, além do trabalho ostensivo diário que a PM desenvolve em todo o Estado”, disse Curado.

NÚMEROS

O comandante da Polícia Militar do Estado, coronel PM Osmar Lindo Farias apresentou dados sobre o trabalho que a instituição desenvolve na Capital. De abril de 2010 à março de 2011 a Polícia Militar estourou 1.162 bocas de fumo na grande Cuiabá. Foram apreendidas 49.540 gramas de entorpecentes, 7.270 gramas de papelotes de entorpecentes.

Ainda pela PM foram conduzidas para Delegacia de Polícia da Capital 8.200 pessoas, 3.678 por flagrante e 363 mandados de prisão cumpridos. No mesmo período foram apreendidas em Cuiabá 452 armas branca e 515 armas de fogo retiradas de circulação.

O delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Paulo Rubens Vilela, apresentou um panorama da atuação da Polícia Civil nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande. Vilela falou sobre os dados atualizados do efetivo da Instituição e sua distribuição e ainda a produtividade das delegacias de polícia na região metropolitana.

Conforme gráfico mostrado aos deputados, representantes da comunidade e lideranças comunitárias, na Grande Cuiabá, as delegacias produziram no ano de 2010, 7.115 inquéritos policiais, 1.672 atos infracionais, 5.165 termos circunstanciados de ocorrência, além de iniciar 2.879 investigações preliminares – procedimento adotado pelas unidades anterior a abertura de inquérito policial. Um total de 3.554 pessoas presas está vinculado aos inquéritos policiais.

O delegado geral também apresentou algumas ações sociais da PJC, entre elas o programa ‘De Cara Limpa Contra as Drogas’, que desde sua implantação, já esteve presente com atividades preventivas às drogas, educativas e cultural, em 24 escolas públicas de 20 bairros de Cuiabá, com público de 7.984 alunos. 

 





Fonte: SESP-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20387/visualizar/