Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quinta - 31 de Março de 2011 às 15:23

    Imprimir


Uma das ações que Sesi-MT executará em parceria com a Prefeitura de Sorriso é a construção da Indústria do Conhecimento.
Uma das ações que Sesi-MT executará em parceria com a Prefeitura de Sorriso é a construção da Indústria do Conhecimento.

Com a finalidade de proporcionar ao setor industrial serviços e soluções que promovam a qualidade de vida de trabalhadores, dependentes e comunidade em geral, o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) atende municípios de todo o Estado, por meio de seus serviços e a implantação de programas. A realização de parcerias e o apoio de instituições locais são fundamentais para que o Sesi-MT consiga interiorizar suas ações, principalmente em cidades que não possuem unidades operacionais da entidade. Prova disso é o trabalho desenvolvido junto com a Prefeitura de Sorriso, município localizado a 418 km ao norte de Cuiabá, que resultará em diversos benefícios para toda a população da cidade.

Uma das ações que o Sesi-MT executará em parceria com a Prefeitura de Sorriso é a construção da Indústria do Conhecimento, um centro multimídia que oferece acesso gratuito à informação por meio de livros, gibis, vídeos, DVDs, internet e inúmeras atividades de promoção da leitura, cidadania e inclusão digital. Com uma estrutura física de 100 m², a Indústria do Conhecimento possui 10 computadores com acesso à internet, mesas e cadeiras para leitura, pesquisa e estudos e um acervo composto por obras de literatura infantil, literatura brasileira, estrangeira e livros técnicos, títulos em mídia eletrônica e gibis.

A Prefeitura cedeu o terreno para a construção da Indústria do Conhecimento, localizado na Rua Floriano Peixoto, no bairro Jardim Primavera. As obras terão início no mês de abril e a previsão de entrega é de cinco meses. O Sesi-MT investirá cerca de R$ 360 mil para a construção e estruturação completa da unidade e entregará para que o poder municipal execute a gestão e o funcionamento do centro. Outra ação agendada é a ida do projeto Cozinha Brasil ao município, que ficará em Sorriso por uma semana para oferecer cursos gratuitos de Educação Alimentar para a população.

Na área de esporte e lazer, o Sesi-MT e a Prefeitura de Sorriso fecharam parceria para a execução do Programa Atleta do Futuro (PAF), que irá beneficiar 500 alunos da rede municipal de ensino. O PAF tem o objetivo de propiciar a prática esportiva para crianças e jovens, com o intuito de promover o desenvolvimento físico, pessoal e social, estimular um estilo de vida mais ativo e descobrir novos talentos no esporte. Com o acordo, a Prefeitura irá ceder os espaços para a realização das atividades, dar o suporte operacional e o Sesi-MT entra com a metodologia e a execução.

Além disso, Sorriso recebe, pela primeira vez, a etapa municipal dos Jogos da Indústria, competição realizada pelo Sesi em todo o Estado e que possui as etapas municipal, estadual, regional, nacional e mundial. Os jogos terão inicio em maio. O prefeito da cidade, Clomir Bedin, considera positivo esse relacionamento do poder público com as entidades que integram o Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt). "Queremos intensificar ainda mais essas parcerias que fortalecem o trabalho social e ajudam no desenvolvimento do município", pontua. Bedin também informou que está sendo discutida a possibilidade de levar ao município o projeto Senai Itinerante, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT), que consiste em unidades móveis de ensino.

Essas parcerias foram viabilizadas na gestão do presidente em exercício do Sistema Fiemt, Jandir Milan, e estão tendo todo o apoio de José Carlos Job, que ocupa interinamente a presidência da entidade. "A Prefeitura de Sorriso é um exemplo de como o Sesi-MT pode atender aos municípios que não possuem nossa unidade operacional. Agradecemos a confiança em nosso trabalho e assim como o Sesi-MT, todo o Sistema Fiemt está de portas abertas para atender as demandas do município", finaliza Job, que recebeu visita do prefeito Clomir Bedin na manhã desta quinta-feira (31).





Fonte: FIEMT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20402/visualizar/