Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADANIA
Quinta - 14 de Abril de 2016 às 15:11
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Após cinco anos com as atividades paralisadas, o Comitê Estadual de Combate à Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi reativado nesta quarta-feira (13.04), com a posse dos membros titulares e suplentes.

Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca/MT), Annelyse Cândido, a reativação representa um grande desafio. “É desafiador porque é composto por representantes das três esferas e porque trás pra nós um tema cultural que é o abuso e exploração de crianças e adolescentes”, observou a presidente, remetendo a estudos que demonstram que essa questão ocorre desde o descobrimento do Brasil. “Enfrentamos esse desafio há mais de 500 anos”. 

Annelyse também destacou a importância das campanhas de sensibilização da sociedade e das ações programáticas. “E o comitê terá este papel de contribuir com a construção de políticas públicas eficazes de combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes”, completou.

Secretário executivo do Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil (Fepeti) e secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Valdiney de Arruda falou do esforço coletivo para a retomada do comitê e anunciou ações importantes que somarão de forma incisiva no combate ao trabalho infantil e a violência contra crianças e adolescentes.

“Nos próximos dias o Fepeti, em parceria com o Governo do Estado, vai lançar o aplicativo de denúncia SOS Infância, um grande avanço para Mato Grosso”, informou o secretário.

Valdiney de Arruda ressaltou, por outro lado, a criação de um banco de dados sobre todas as formas de violência contra a criança e o adolescente e que servirá de parâmetro para o estabelecimentos de projetos em defesa dos direitos deste público. “Devemos potencializar as boas práticas já existentes e criar novos mecanismos e é nesse sentido que estamos todos trabalhando”, finalizou.

O evento contou com a presença de representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário, da sociedade organizada e foi com animada e emocionante apresentação do coral Canto e Encanto, de Várzea Grande. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2048/visualizar/