Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Quinta - 24 de Março de 2011 às 08:05
Por: EDUARDO RICCI

    Imprimir


Marcos Vergueiro

Cuiabá vai sediar a próxima reunião do Fórum das Sedes da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014, no mês de junho. A decisão foi tomada na terça-feira (22.03) em Belo Horizonte (MG), pelos representantes de prefeituras e governos estaduais que se reuniram para trocar experiências e definir ações conjuntas nessa fase de preparação do Mundial. Os diretores da Agecopa Yênes Magalhães e Agripino Bonilha Filho, que representaram Cuiabá na reunião, destacaram a importância da união das Sedes para otimizar as ações preparatórias para o Mundial.

Segundo o presidente Yênes Magalhães, foram discutidas questões ligadas às obras estruturantes (arena, mobilidade urbana, portos, aeroportos, hotelaria, entre outras) e o alinhamento do discurso com a Fifa, o Comitê Organizador Local (COL) e o Governo Federal. Também foram analisadas questões como a cooperação entre as sedes e os Estados, o programa de voluntariado, a política de ingresso, a certificação Leed (Leadership in Energy and Environmental Design), que é uma certificação para edifícios sustentáveis e as Câmaras Temáticas criadas pelo Ministério do Esporte.

Uma das deliberações do evento foi a elaboração de uma carta a ser entregue ao ministro do Esporte, Orlando Silva, propondo a criação de uma Câmara Temática de Portos e Aeroportos. A ideia é que a Infraero, a Secretaria Especial de Portos, os Ministérios do Esporte, da Defesa e do Turismo, além de representantes das 12 sedes participem da Câmara, para garantir o acompanhamento adequado dos trabalhos.

Com relação ao COL/Fifa, serão solicitadas redução dos custos referentes à certificação Leed e a orientação quanto ao uso de marcas e sinalização das cidades. Foi deliberada também a criação de um programa integrado de visitação para a observação de eventos esportivos relevantes visando a organização do Mundial de 2014.

CUIABÁ ESCOLHIDA

A próxima reunião acontecerá em junho deste ano, em Cuiabá, incluindo um fórum de assessores de comunicação das cidades- sede, com o objetivo de melhorar a interlocução e discutir a criação de um portal integrado. “Cuiabá foi escolhida por ser uma das sedes mais avançadas na obra da Arena, por estar se preparando para licitar as obras de mobilidade urbana e por ter adotado um modelo inovador de gestão que agiliza os procedimentos e facilita a interlocução com a Fifa e o COL”, explicou Yênes.

Participaram da reunião em Belo Horizonte, representantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Porto Alegre, Brasília, Recife, Manaus, Cuiabá e Natal.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20499/visualizar/