Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 22 de Março de 2011 às 16:31

    Imprimir


Ednilson Aguiar
Ponte sobre o Rio Reserva Guariba Roosevelt foi levada pelas águas
Ponte sobre o Rio Reserva Guariba Roosevelt foi levada pelas águas
Foi publicada no Diário Oficial da União de segunda-feira (21.03) a destinação de R$ 5 milhões pelo Ministério da Integração Nacional para transferência aos municípios afetados pelas fortes chuvas em Mato Grosso. Os recursos serão usados para ações de reconstrução, recuperação e restabelecimento dos municípios que decretaram situação de emergência. As obras e os serviços devem ser realizados em um prazo de 365 dias a contar da liberação dos recursos.

Segundo informações do Ministério, os prejuízos foram grandes na produção agrícola, principalmente de soja, onde se estima uma perda de 30% da safra. Também foram registrados vários problemas de infraestrutura rodoviária, como a perda de pontes e estradas vicinais - inclusive, a queda da maior ponte de madeira do Estado, com 278 metros, localizada na MT-206 sobre o Rio Aripuanã, no último dia 04 de março, fato que impede a passagem entre Colniza e o Distrito de Guariba (distante 150 quilômetros deste município).

De acordo com a Defesa Civil do Estado, até a presente data cinco cidades decretaram situação de emergência em virtude dos estragos causados pelas chuvas: Colniza (1.065 km a Noroeste de Cuiabá), Nova Xavantina (659 km da Capital), Novo Mundo (750 km), Aripuanã (833 km) e Guiratinga (336 km).

O superintende de Defesa Civil, Cel BM Agnaldo Pereira de Souza, destaca as ações do órgão que, junto às demais secretarias afins, têm trabalhado para atender toda a população com entrega de alimentos, medicamentos e outras necessidades. “Para facilitar os trabalhos de abastecimento na região foi montada uma base aérea em Juína, com emprego de três aeronaves que fazem o transporte desses materiais para os moradores. Também por via terrestre os mantimentos são levados”, disse Pereira.

Ele ressalta ainda que, pela dificuldade de acesso encontrada nas estradas de terra, os caminhões carregados enfrentam atoleiros e chegam a fazer um trajeto de, por exemplo, 150 quilômetros (até o distrito de Guariba) em 6 horas precisando muitas vezes serem rebocados. Já pelas águas do Aripuanã, uma balsa de pequeno porte atende às famílias levando mantimentos e carros pequenos até a região onde se estima que residem sete mil habitantes.

Outra balsa de grande porte já está a caminho da cidade de Colniza e deve chegar ao município nos próximos dias. Um rebocador já está na localidade à espera de mais um meio de transporte que levará suprimentos ao distrito, inclusive transporte de caminhões, uma vez que a capacidade de carga chega a 150 toneladas.

“Não há registro de vítimas fatais tão pouco de desabrigados. Desde o início da operação (no dia 9 de março) já foram distribuídas 1.144 cestas básicas, centenas de caixas de remédios e seis mil litros de diesel que garantem à população o fornecimento de energia por gerador”, destacou o superintendente.

A prioridade para retomada da normalidade - tão logo sejam liberados os recursos federais que já estão reservados - é a reconstrução de pontes, obras de infraestrutura mínimas nas estradas e outras instalações que por ventura tenham sido atingidas e/ou danificadas pelas chuvas que assolaram o Estado nos últimos dias.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20516/visualizar/