Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EMPREGO
Quinta - 14 de Abril de 2016 às 09:20
Por: Da Redação TA c/Assessoria

    Imprimir


Somente nos três primeiros meses de 2016, de janeiro a março, o Sistema Nacional de Emprego (Sine) colocou 3.342 pessoas em vagas de trabalho em Mato Grosso. Os dados refletem a efetivação que o órgão conseguiu junto às empresas, para o benefício do trabalhador em situação de vulnerabilidade social.

Vinculado à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas), o Sine encaminhou mais de 17 mil pessoas para entrevistas de emprego cadastradas em seu sistema neste ano. Segundo consta no banco de dados, mais de oito mil vagas foram ofertadas de janeiro até abril.

O secretário adjunto de trabalho e emprego da Setas, Samir Prado, explica que o Sine funciona como um órgão auxiliador e mediador entre trabalhador e empregador e, que por isto, o índice de efetivação em vagas de emprego por trabalhadores a ele cadastrados tem um alto índice de representação.

“Nós servimos como uma ponte entre quem precisa e quem tem essa vaga disponível e lidamos em grande maioria com o público vulnerável. Então, esse dados de mais de 3 mil pessoas que conseguiram um trabalho com nosso auxílio, somente neste ano, é muito significativo”, disse.

Os municípios que tiveram maior índice de efetivação em vagas de trabalho foram Primavera do Leste, com 653 pessoas; Cuiabá, com 517 pessoas; Sapezal, com 412 pessoas; Sinop, com 392 pessoas; Rondonópolis, com 222; e Diamantino, com 203 pessoas.

“São municípios que devido ao maior número populacional, possuem em sua maioria mais vagas de emprego e consequentemente o maior número de trabalhadores que conquistaram essas vagas que até então estavam disponíveis”, ponderou o secretário adjunto.

Samir comenta ainda que ao Sine cabe apenas encaminhar os trabalhadores que procuram um de seus postos de atendimento para vagas cadastradas por empresas no sistema. A contratação desses trabalhadores fica a cargo do atendimento aos padrões e exigências estabelecidas pelo empregador.

Ao todo são 26 postos de atendimento no Sine, distribuídos nas quatro regiões do Estado. Entre os municípios que possuem unidade estão Tangará da Serra, Guarantã do Norte, Confresa, São José do Rio Claro, Jaciara, Sorriso, Campo Novo do Parecis, Alto Araguaia, Água Boa, entre outros.

Vagas ofertadas

Entre as vagas mais ofertadas por empregadores que buscam o Sine para a divulgação de oportunidades para contratação estão: trabalhador volante de agricultura, alimentador de linha de produção, trabalhador da cultura de cana-de-açúcar e motorista de caminhão. 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/2074/visualizar/