Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Quarta - 23 de Fevereiro de 2011 às 12:24

    Imprimir


Foto: Arquivo

Energia elétrica é sinônimo de conforto para as pessoas. No entanto, muitas delas se esquecem que o acesso a esse serviço implica em um custo, não apenas para o consumidor, mas para o meio ambiente e para a sociedade em geral. Diante dessa realidade, a Cemat desenvolve campanhas permanentes sobre o uso racional de energia e promove palestras com dicas de economia, além de desenvolver projetos de eficiência energética. O objetivo é orientar o consumidor mato-grossense sobre a necessidade de mudar determinados hábitos, seja em casa ou no trabalho, para reduzir o consumo e, consequentemente, o valor da conta de luz.

Um dos principais projetos da concessionária para reduzir o consumo de energia em Mato Grosso é o Luz em Conta, que desde 2003 promove a troca de geladeiras e lâmpadas de alto consumo por equipamentos novos e mais eficientes. A Cemat está investindo R$ 8 milhões na atual fase do projeto, em benefício de 10 mil residências de baixa renda em 131 municípios do Estado. "Cada família recebe um refrigerador de 286 litros e três lâmpadas fluorescentes de 20W", conta o coordenador de Eficiência Energética da empresa, Milton Ochiuto. Ao todo, serão substituídas 10 mil geladeiras e 30 mil lâmpadas.

Assim como a Cemat, diversas empresas e instituições têm desenvolvido campanhas e políticas públicas para conscientizar os consumidores sobre a importância de economizar energia. Tamanha mobilização é necessária para poupar o meio ambiente, que sofre os impactos diretos da produção de energia (como queima de combustíveis fósseis, emissão de CO2 e desmatamentos), e garantir que o sistema elétrico não seja sobrecarregado por uma demanda excessiva.

Dicas de economia - Uma iniciativa bem-sucedida do Governo Federal foi a criação do selo Procel de Economia de Energia, que indica os produtos com os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria e orienta o consumidor no ato da compra. Além disso, o selo estimula a fabricação e a comercialização de produtos mais econômicos, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico e a preservação do meio ambiente. Por isso, os consumidores devem ficar atentos ao comprar um equipamento e sempre preferir aqueles classificados na categoria A.

Outra dica importante é trocar as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes compactas. Embora sejam mais caras, as fluorescentes permitem uma economia de até 90%, além de possuírem maior vida útil. Enquanto uma incandescente é utilizada por aproximadamente mil horas, as fluorescentes duram dez vezes mais.

A geladeira é um dos equipamentos que mais consome energia elétrica em uma residência. Segundo informações do Procel, ela é responsável por 25 a 30% da conta de energia elétrica. Para evitar aumento na fatura, é preciso descongelar o equipamento com frequência, pois o acúmulo de gelo potencializa o consumo. As prateleiras não devem ser forradas com vidros ou plásticos, que dificultam a circulação de ar, e as borrachas de vedação da porta devem ser mantidas em perfeito estado. Também não é indicado guardar alimentos ou líquidos quentes na geladeira. Isso faz com que o aparelho trabalhe mais para manter a temperatura adequada.

Quando o assunto é consumo de energia elétrica, um dos vilões é o ferro de passar roupas. Neste caso, o melhor a ser feito é juntar a maior quantidade possível de roupa para ser passada de uma só vez. Ao desligar o aparelho, aproveite o calor para passar as peças mais leves e delicadas.

Outro equipamento que exige maior atenção é o ar-condicionado. Para que ele não transforme a conta de energia em um verdadeiro problema é preciso programá-lo para desligar automaticamente durante a madrugada. Janelas e portas devem estar bem fechadas enquanto o equipamento estiver ligado, assim, ele consumirá menos energia.

Para saber mais sobre uso racional de energia elétrica acesse "Dicas para economizar energia", no site da Cemat - www.cemat.com.br.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20837/visualizar/