Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sexta - 18 de Fevereiro de 2011 às 16:12

    Imprimir


Foto: Arquivo
Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Meraldo Sá, prefeito de Acorizal
Presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Meraldo Sá, prefeito de Acorizal
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Meraldo Figueiredo Sá, participou de uma série de audiências na quarta-feira (16) para tratar de assuntos relacionados ao fortalecimento institucional da AMM e ao desenvolvimento dos municípios. As reuniões foram realizadas no Tribunal de Contas, na Secretaria de Estado de Saúde e no Incra. A audiência no TCE contou também com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, que se colocou à disposição da nova diretoria da AMM para viabilizar novas oportunidades para as administrações municipais.

Na reunião com o presidente do TCE, Valter Albano, Meraldo reforçou a intenção de fortalecer a parceria entre as instituições visando promover um programa cada vez mais eficiente de orientação às prefeituras. “O TCE é um aliado importante para a consolidação da transparência e eficiência na gestão pública”, assinalou Meraldo.

O acompanhamento dos trâmites dos processos de prestação de contas dos municípios no Tribunal fortaleceu a parceria entre a AMM e o TCE. As instituições atuaram em conjunto na orientação aos municípios visando diminuir a emissão de pareceres contrários para as prefeituras, através de uma gestão fiscal responsável. Além disso, já realizaram vários eventos de capacitação de forma integrada para esclarecer os municípios sobre os processos de prestação de contas, controle interno, entre outros temas.

O presidente da AMM também acompanhou os prefeitos dos municípios do Vale do Juruena em uma audiência com o secretário de estado de Saúde, Pedro Henry, para reivindicar a reestruturação dos hospitais municipais e do hospital regional de Juína.

Participaram da reunião os prefeitos de Juína, Altir Peruzo, que é presidente do consórcio de Saúde, de Juruena, Bernardinho Crozetta, de Castanheira, José Antunes de França, de Colniza, Nelci Capitani, de Aripuanã, Carlos Roberto Torremocha, e de Cotriguaçu, Damião Carlos de Lima.

O presidente da AMM se reuniu também com o superintendente do Incra em Mato Grosso, Willian Sampaio, para intermediar uma audiência com a diretoria nacional do órgão, em Brasília. O objetivo é agilizar a liberação de recursos provenientes de convênios assinados em 2009, que beneficiam municípios de Mato Grosso. Os convênios visam a liberação de recursos para a recuperação de estradas vicinais em assentamentos. Dos R$ 25 milhões previstos, somente R$ 10 milhões foram liberados até agora. A AMM vai também convidar o governador Silval Barbosa e a bancada federal de Mato Grosso para participar da audiência e acelerar o repasse dos recursos para as prefeituras.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20887/visualizar/