Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Sexta - 18 de Fevereiro de 2011 às 10:21
Por: EDUARDO RICCI

    Imprimir


Marcos Vergueiro/Secom-MT
Comitê de Organização da Copa faz vistoria técnica em Cuiabá
Comitê de Organização da Copa faz vistoria técnica em Cuiabá
A equipe do Comitê Organizador da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014 (COL) conheceu na quinta-feira (17.02), os quatro locais identificados pela Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo (Agecopa) como possíveis Campos Oficiais de Treinamento (COTs) para a competição. Os COTs são os campos cedidos pela organização para treinamento das seleções nas cidades que sediarão os jogos da Copa do Mundo. Até junho os relatórios das visitas às doze cidades devem estar finalizados, oportunidade em que serão divulgados os locais escolhidos. Cada cidade-sede deve ter dois Campos Oficiais de Treinamento e um reserva.

A visita começou pela sede da Agecopa, onde os integrantes do COL conheceram os projetos dos quatro COTs, apresentados pela diretoria e equipe de arquitetos da agência. Em seguida começou a vistoria técnica pela área de dez hectares onde deve ser construído o COT de Várzea Grande, na região da Passagem da Conceição. De lá a comitiva vistoriou a área do bairro Morada do Ouro onde está prevista a implantação do COT de Cuiabá. Além do campo de treinamento, o projeto prevê a construção de uma vila olímpica e um parque de uso sócioambiental.

À tarde a comitiva do COL visitou o Estádio Presidente Dutra (Dutrinha), que deve passar por uma grande reforma após a desapropriação pelo Governo do Estado. Todo o entorno do estádio deve ser revitalizado, formando um grande complexo esportivo e cultural. O último local visitado foi o parque esportivo da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde a reitora Maria Lúcia Cavalli Neder fez uma exposição sobre a estrutura existente e as perspectivas de revitalização.

O presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, considerou a visita extremamente positiva, já que a equipe do COL pôde conhecer as várias alternativas oferecidas pela agência. “Qualquer que seja a decisão da Fifa, Cuiabá e Várzea Grande vão ganhar três miniestádios com padrão de primeiro mundo, como exige a entidade máxima do futebol mundial”, destacou Yênes.

O diretor de Infraestrutura, Carlos Brito, disse que os técnicos receberam todas as informações necessárias sobre cada área escolhida e sobre os projetos de construção, reforma ou revitalização dos espaços. Também recolheram amostras de solo e dos gramados do Dutrinha e UFMT, além de informações sobre as alternativas de acesso, infraestrutura existente e características gerais de cada localidade.

“Oferecemos as melhores alternativas em termos de áreas disponíveis, além dos respectivos projetos de acordo com os requisitos da Fifa. Nossa determinação é atender as necessidades do Mundial, sem deixar de pensar nos benefícios que as comunidades terão também no pós-Copa, o legado social que é tão importante para toda a sociedade”, destacou Brito.

Frederico Nantes, gerente de Competições e Serviços às Equipes, coordenou a vistoria do COL acompanhado dos consultores Carlos de La Corte, Maristela Kuhn e João Pedro Caetano. Os membros da equipe não se pronunciam sobre as vistorias, emitindo relatórios ao final dos trabalhos que envolvem as doze cidades-sedes.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20897/visualizar/