Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CULTURA
Quinta - 17 de Fevereiro de 2011 às 17:54

    Imprimir


Ednilson Aguiar/Secom-MT

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo, e a Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de Mato Grosso (ABCMI/MT) lançam nesta sexta-feira (18.02), às 8 horas, no Centro de Eventos do Pantanal, o XVII Encontro Internacional Luso-Brasileiro do Turismo Sênior e o XIV Congresso Brasileiro dos Clubes da Melhor Idade.

O objetivo do lançamento é apresentar para o trade turístico, entidades não governamentais, prefeituras, imprensa e a sociedade civil, a importância desses eventos, que serão realizados paralelamente, no período de 18 a 22 de maio, no Centro de Eventos do Pantanal, para o Estado de Mato Grosso. No lançamento será apresentada também a programação completa dos cincos dias do encontro.

De acordo a presidente da ABCMI/MT, Anita Caporossi, é a primeira vez que o Estado sediará um encontro, de grande porte, onde serão discutidas de forma profunda as questões envolvendo a melhor idade. “Estamos esperando aproximadamente 1.500 participantes de todo o Brasil e de Portugal. Durante cinco dias vamos debater os assuntos de interesse da melhor idade e também promover várias atividades culturais e oficinas que vão possibilitar a integração entre o Brasil e Portugal”, destacou.

A presidente da ABCMI disse ainda, que o evento vai oportunizar que o Governo do Estado, as prefeituras e as entidades possam unir os programas dos Clubes da Melhor Idade por meio dos seguintes projetos: Expo Melhor Idade com o tema “Idosos um Grande Mercado Consumidor”; Espaço de oportunidades de negócios voltados para a melhor idade e o núcleo do conhecimento, como o tema “Sabedoria da Idade”. “Esses projetos serão debatidos durante o Encontro e Congresso com apoio do Sebrae de Mato Grosso. Fora isso vamos debater de forma profunda políticas públicas voltadas para a melhor idade”, informou Anita Caporossi.

A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Teté Bezerra, destacou a importância desses eventos para o turismo e na divulgação das belezas naturais de Mato Grosso. “Vamos receber pessoas de todo o País e uma delegação representativa de Portugal. Isso vai contribuir para fortalecer o turismo de eventos e divulgar as potencialidades do nosso Estado”.

ABCMI/MT - A Associação Brasileira dos Clubes da Melhor Idade de Mato Grosso é uma sociedade civil, sem fins lucrativos e de utilidade pública que tem a missão de proporcionar, por meio de trabalhos voluntários, a oportunidade de turismo social, cultura, lazer e esportes para pessoas da melhor idade. Também tem como finalidade despertar a consciência da cidadania, promovendo o bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida de seus associados.

Em Mato Grosso, a ABCMI existe há 14 anos, advindo do Clube Recordar é Viver, fundado em junho de 1995. A ABCMI/MT é constituída por cinco clubes nas cidades de Poconé, Sinop, Cáceres e dois em Cuiabá. No Estado, a ABCMI/MT conta com aproximadamente 400 filiados.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20906/visualizar/