Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 17 de Fevereiro de 2011 às 10:46
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


O Batalhão de Operações Especiais (Bope) realizou na tarde de quarta-feira (16.02), na sede da instituição, uma simulação de assalto tático e o lançamento do projeto social "Judô Bope". As apresentações fazem parte da programação de eventos que serão realizados até este domingo (20.02) para comemorar os 23 anos de criação do batalhão.

Um ônibus foi utilizado para a simulação. O assalto tático é a ultima opção utilizada pelos militares para regatar reféns em situação de risco e quando não há êxito nas negociações. Quando isso ocorre, os policiais invadem o local onde o refém e o sequestrador estão. O comandante do Bope, major PM Jonildo José de Assis, enfatizou que para realizar um assalto tático com sucesso a situação deve estar favorável. "O time tático deve ser excelente, bem treinado e equipado. O assalto tático deverá ser usado em circunstâncias muito especiais", disse.

Ainda no evento, foi realizado o lançamento do projeto "Judô Bope". O projeto é uma iniciativa da Polícia Militar, Bope e comunidade do bairro Centro América e região, em Cuiabá, e tem como objetivo retirar crianças e adolescentes da ociosidade e ensinar a doutrina do Judô. "O projeto evita que jovens sejam expostos a situações de risco social", explicou o comandante do Bope.

O "Judô Bope" atende aproximadamente 200 crianças, de ambos os sexos, na faixa etária de oito a 12 anos. As aulas acontecem de terça a sexta-feira, na sede do Bope. Para participar, os jovens precisam estar estudando e frequentando as sala de aulas, além de boas notas.

Após a simulação, foi inaugurada a galeria de fotos dos ex comandantes da instituição. As festividades em comemoração ao aniversário do batalhão continuam. Na sexta-feira (18.02), no campo de futebol do Bope, será realizado o torneio “Gladiuators”, na qual participarão somente os profissionais do próprio batalhão.

No sábado (19.02) haverá o torneio de tiro, desta vez aberto às demais instituições de segurança. O evento será realizado no Clube de Tiro Pantanal, situado a sete quilômetros à direita da rodovia MT-256, sentido ao distrito do Coxipó do Ouro. Foram convidadas a participar do evento representantes do Exército Brasileiro, Polícia Judiciária Civil, Polícia Rodoviária Federal e Comandos Regionais da Polícia Militar.

As atividades comemorativas serão encerradas com um almoço em um clube na Capital, quando serão entregues as premiações dos torneios de tiro e futebol.

BOPE

O Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) é vinculado à Polícia Militar e é responsável pela atuação em situações críticas e que envolvam o emprego de técnicas, táticas e meios especiais, tendo operadores qualificados para atender as quatro alternativas táticas: negociação, uso de arma e agentes menos que letais, tiro de comprometimento e intervenção tática. Além de ser responsável por medidas contra bombas e auxiliar em medidas anti-bombas.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20909/visualizar/