Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Quarta - 16 de Fevereiro de 2011 às 14:36
Por: THIAGO ALMEIDA

    Imprimir


MT+20 é um documento que estabelece metas e diretrizes a serem adotadas pelo Governo do Estado
MT+20 é um documento que estabelece metas e diretrizes a serem adotadas pelo Governo do Estado

A realização dos jogos da Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá, a melhoria na logística de transporte em Mato Grosso e a implantação da Ferronorte são alguns dos fatores que serão levados em consideração durante a atualização do Plano de Desenvolvimento de Longo Prazo de Mato Grosso (MT+20). Criado em 2006, o MT+20 é um documento que estabelece metas e diretrizes a serem adotadas pelo Governo do Estado no sentido de garantir o desenvolvimento econômico e social de Mato Grosso com princípios pré-estabelecidos para os próximos 20 anos.

Nesta quarta-feira (16.02), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan), realiza durante todo o dia o Seminário de Atualização do MT+20. A solenidade de abertura contou com a presença do vice-governador Francisco Daltro, além de secretários, representantes de instituições de ensino e outras autoridades. O evento é realizado no Salão Nobre " Secretário Cloves Vettorato", no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

O Plano serve como diretriz para todas as ações de planejamento em todas as áreas de Governo. Ele é base para a elaboração do Plano Plurianual (PPA), planejamento de quatro anos de gestão, e do Plano de Trabalho Anual, previsão de teto orçamentário para um ano.

Segundo o secretário de Planejamento, José Gonçalves Botelho, o evento é um marco na história da Secretaria. “Este ano construímos um novo PPA, referente ao período de 2012 a 2015, e a atualização do MT+20 é imprescindível para este processo. O nosso objetivo é concluir este momento com êxito, mas a Secretaria de Planejamento não faz isso sozinha. É necessária a união de esforços, em todas as áreas para a reformulação do plano”, comentou.

O secretário-chefe da Casa Civil, Eder Moraes, destacou a importância de se pensar no desenvolvimento sustentável do Estado. “Este é um tema necessário para a atualização do Plano. A construção do MT+20, que foi feito numa parceria entre Governo e sociedade, continuará desta forma para que Mato Grosso continue se desenvolvendo. Temos o compromisso de reformular esse instrumento, que nos guiará pelos próximos anos”, disse.

Representando o governador Silval Barbosa, Francisco Daltro afirmou durante a solenidade que a adequação do planejamento ao contexto ao qual Mato Grosso se encontra hoje é uma necessidade urgente. “Tivemos muitas mudanças de 2006 para cá. A escolha de Cuiabá como sede da Copa de 2014, e outros assuntos também precisam ser levados em consideração para que consigamos o crescimento adequado para nosso Estado. O Governo está preparado e tomaremos ações permanentes para a modernização de Mato Grosso”, finalizou.

Também formaram a mesa de honra do evento o secretário-chefe da Casa Militar, coronel PM Antonio Moraes, o procurador geral de Justiça, Marcelo Ferra, o diretor da Faculdade de Economia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Gerson Rodrigues da Silva, e o palestrante Sergio Buarque.





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20925/visualizar/