Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Terça - 15 de Fevereiro de 2011 às 15:58
Por: Sandra Carvalho

    Imprimir


Renato Pantanal

Moradores do distrito de Guariba, no município de Colniza, estão vivendo dias de ansiedade e incerteza. São cerca de 6  mil pessoas totalmente isoladas por causa das péssimas condições da MT 206, estrada de acesso à localidade, distante 150 km da sede do município.

Acontece que esse trecho passou por recuperação em 2010. A obra foi feita pela prefeitura, que chegou a construir 20 novas pontes de madeira. O Governo do Estado entrou com contrapartida já no final dos trabalhos. Os recursos dos cofres do município parece que não surtiram efeito, porque a estrada MT 206 está totalmente intransitável.

Mas não só os moradores de Guariba estão isolados. Toda a população de Colniza tem dificuldade para sair da cidade e os que estão fora temem enfrentar até 24 horas de viagem por causa dos atoleiros. “Todos os anos vivemos este drama, mas agora a situação é bem pior”, informa a prefeita Nelci Capitani (DEM, lembrando que o município possui apenas 4 mil km de estradas municipais e 500 km de estradas estaduais.

 

O maior problema enfrentado pela população de Colniza foi a comunicação, seja por terra, ar, telefonia e internet. Hoje prevalece a dificuldade por terra e ar, já que o aeroporto não está encascalhado e as estradas continuam péssimas no período chuvoso. A poeira, na seca, não é nem mais levada em consideração tamanho o problema no verão.

 

O município foi criado através da Lei Estadual nº 7.604, de autoria do deputado Pedro Satélite, com território desmembrado do município de Aripuanã, até então o maior município do Estado de Mato Grosso.

 

Dentre os muitos documentos que chegaram à Assembleia Legislativa de Mato Grosso reivindicando a criação do município estão o de Joab Mendes, presidente da Igreja em Colniza, em 18 de junho de 1994, onde relata a dificuldade que as 4.500 pessoas que moravam no então distrito, distante 200 km da sede (Aripuanã) e a 1.200 de Cuiabá, capital.

 

Também a Associação de Pequenos Produtores Rurais de Colniza, representado por Cícero Antônio dos Santos, no mesmo período enviou correspondência ao então deputado Jaime Muraro versando sobre o mesmo assunto. Ainda foi registrado documento da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Vale Roosevelt e Produtores Rurais do Projeto Filinto Muller. Todos queriam a criação do município.

 

Nas eleições municipais de 03 de outubro de 2000 a comunidade escolheu Nelci Capitani para comandar o executivo colnizense, atual prefeita.

 

Em 2003 ocorreu a primeira divisão territorial e pela lei municipal nº 151, de 03 de junho de 2004, é criado o distrito de Guariba, há 150 km da sede, hoje totalmente isolado. (com www.navegadormt.com)

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/20933/visualizar/