Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DIREITO DO CONSUMIDOR
Sexta - 28 de Janeiro de 2011 às 14:31
Por: DENISE SOUSA

    Imprimir


Edson Rodrigues
Matrícula escolar, Imposto sobre a Propriedade de Veículos (IPVA) e Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são alguns dos compromissos financeiros no início do ano. Mas, quando estes gastos não estão previstos no orçamento e se acumulam com eventuais dívidas e com as despesas mensais, a situação do consumidor fica complicada.

O Procon Estadual orienta a manter a calma e a se organizar para pagar as contas. Isso evita armadilhas que podem até levar ao superendividamento.

O primeiro passo é descobrir a melhor maneira de pagar as contas. Coloque tudo na ponta do lápis, priorize as contas com vencimento mais próximo e as com juros mais altos. Se possível utilize uma planilha para registro e controle dos ganhos e das despesas mensais. A atitude facilita o controle dos gastos, pois mostra onde pode haver cortes de despesa.

É recomendável ao consumidor pagar o IPTU e o IPVA à vista, para conseguir o desconto. Caso não tenha possibilidade de pagar de uma vez só o jeito é parcelar. De qualquer forma não é uma boa alternativa contrair uma dívida para pagar o valor inteiro, mesmo se o desconto for alto.

Para quem tem filhos matriculados em escolas ou universidades, a preocupação é com a matrícula e o material escolar. O valor da matrícula pode ser questionado caso seja muito alto. “O aceitável é que seja um valor menor que o da mensalidade, somente para cobrir custos administrativos”, alerta a superintendente de Defesa do Consumidor (Procon-MT), Gisela Simona Viana de Souza.

Como muitas escolas não dão a opção de parcelar a matrícula, a opção do consumidor é tentar economizar na compra do material escolar. A pesquisa de preços para quem deseja economizar é essencial. Caso compre todo material em uma única loja, o consumidor pode negociar melhores condições de pagamento.

“As escolas não podem exigir materiais de higiene nem de uso coletivo, como, por exemplo, papel higiênico. Também não podem pedir uma marca específica, muito menos obrigar que a compra do material seja realizada em determinada loja”, acrescenta a superintendente do Procon Estadual.

Outra dica para os pais é reutilizar materiais dos anos anteriores, o que significa uma boa prática de consumo sustentável. Canetas, lápis, borrachas, lápis de cor e até cadernos podem ser reaproveitados.

COMO SAIR DO VERMELHO

- Faça a contabilidade de seus gastos. Veja o que é dispensável e não assuma novas dívidas.

- Tente renegociar a dívida, com taxas de juros diferenciadas, quando o descontrole for grande.

- Caso não consiga renegociar dívidas de cartão de crédito e cheque especial, comece a economizar para propor quitação à vista.

- Aprenda a fazer economia em casa evitando o desperdício.

- Esqueça o cheque especial e o cartão de crédito. Se for necessária a utilização, fique com a opção mais barata.

- Jamais peça dinheiro emprestado a agiotas. Essa é a alternativa mais cara para quem está precisando de dinheiro.

- Tente aumentar a sua renda. Trabalhar mais pode ser uma chance de sair do sufoco.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21104/visualizar/