Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SEGURANÇA
Quarta - 26 de Janeiro de 2011 às 16:27
Por: DANA CAMPOS

    Imprimir


Dana Campos
Comandante geral da Polícia Militar, o coronel Osmar Lino Farias.
Comandante geral da Polícia Militar, o coronel Osmar Lino Farias.
O comandante geral da Polícia Militar, o coronel Osmar Lino Farias, visando promover ações sociais e de polícia que possibilitem o avanço da qualidade da prestação de serviço da instituição junto à população e preocupado em atender às exigências da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) para a realização da Copa do Mundo de 2014, que terá Cuiabá como uma das sedes, pretende desenvolver, com apoio da Agência Estadual de Projetos da Copa 2014 (Agecopa), um projeto de ampliação dos serviços disponíveis nas bases comunitárias. O projeto piloto deverá ser implantado na Base Comunitária do Santa Izabel, em Cuiabá.

Conforme o coronel Farias, dois importantes motivos levaram a instituição a escolher aquele bairro como sede do projeto piloto: estar numa área bem próxima à Arena Multiuso (Verdão) e por ser um dos bairros com maior índice de criminalidade. “Inicialmente não temos como ampliar os serviços em todas as unidades. Por isso, tivemos que escolher uma para servir de experimento. Para que, em um segundo momento, possamos ir ampliando esses serviços nas demais unidades. Tudo isso será trabalho a médio e longo prazo”, afirma.

De acordo com o comandante geral, além dos serviços da área social, que já são desenvolvidos nas unidades, com o projeto piloto a ideia será ampliá-los e também oferecer novos serviços nas áreas de saúde, esporte e cultura. “A Polícia Militar tem trabalhos sociais que são desenvolvidos em outros projetos como o Rede Cidadã e o Proerd. E esses projetos farão parte do quadro de ações desenvolvidas na base comunitária”, explica. Para isso, diz o comandante, a Polícia Militar necessita da parceria com a prefeitura de Cuiabá. “Com esse projeto a PM vai contribuir para a redução dos problemas sociais e, consequentemente, aumentará a sensação de segurança pública na capital. Nada mais justo do que termos o apoio da administração pública local para desenvolvermos esse trabalho”, fala.

Para dar início a essa parceria, o coronel PM Farias, na companhia da coordenadora do Rede Cidadã, a tenente coronel Zózima , se reuniu com o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, na última sexta-feira (21.01), no Palácio Alencastro. Na ocasião, o comandante geral explanou como deverá ser implantado o projeto e de que forma a administração municipal poderia contribuir para a concretização do mesmo. “Achei interessantíssima a ideia. E a prefeitura estará disponível 100% para que esse projeto se desenvolva da melhor forma possível”, disse Galindo.

O prefeito de Cuiabá se comprometeu em oferecer profissionais na área da saúde e social. “Vamos nos reunir de maneira mais ampla e verificar quais serão as áreas que deveremos dispor de profissionais para atender esse projeto. Mas desde já, garanto que haverá profissionais da área da saúde e social para desenvolver as ações iniciais e de rotina do projeto”, afirmou.

O coronel Farias agradeceu a parceria prévia que se prosseguirá com a realização de reuniões para definição de ações que vão possibilitar a implantação do projeto piloto. “Temos tudo para caminhar em linhas certas. A Agecopa já se prontificou em desapropriar uma área no bairro Santa Izabel, já temos as ações que deverão ser implantadas na unidade piloto. E agora com a parceria da prefeitura é dar prosseguimento para que, até 2012 tenhamos finalizado o projeto e passemos a atender a comunidade da região que compreende além do Santa Izabel, Jardim Araçá e Santa Angelita”, falou.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21133/visualizar/