Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Sábado - 22 de Janeiro de 2011 às 10:05

    Imprimir


A Monsanto passou a utilizar em parte das embalagens de 20 litros de sua linha de herbicidas, na unidade de São José dos Campos (SP), galões com 80% de resina reciclada. O material, denominado Ecoplástica Triex, é o primeiro a ser produzido no Brasil com plástico reciclado proveniente de galões de defensivos agrícolas já utilizados e segue os mais altos padrões de qualidade, segurança e desempenho de mercado.

Com a utilização de cada embalagem, a Monsanto contribui para reduzir a emissão de 3,6 Kg de CO² na atmosfera, o que representa cerca de 45% menos em comparação com outros recipientes, além de minimizar o volume de materiais descartados no meio ambiente. Além disso, todo o processo proporcionou diminuição de custos. “A nova embalagem já está sendo utilizada em 30% do volume da produção envazada em recipientes de 20 litros e a expectativa no futuro é ampliar o uso de materiais reciclado em outras áreas”, afirmou o gerente geral da unidade de São José dos Campos, Leonardo Mattos.

Foi necessária uma adaptação do fabricante da embalagem ao molde exclusivo da Monsanto. Além disso, o recipiente possui um autorrelevo para identificação de que foi produzido pelo processo de reciclagem. Segundo os integrantes do time responsável pela implementação da embalagem, o engenheiro de Processo Wagner Monteiro Pereira e a analista de Compras Renata Guimarães Costa, a intenção agora é tentar aumentar a porcentagem de resina reciclada em até 90% e também iniciar estudos de fornecedores para tampas feitas com resina reciclada.

Parceiros sustentáveis

Outro projeto que terá grande impacto ambiental será a criação de novas tampas para fechar as bombonas e frascos que acondicionam os produtos líquidos. Isso permitirá a redução do peso do material na tampa e, conseqüentemente, o menor consumo de recursos naturais, mantendo a garantia de vedação, facilitando o manuseio do consumidor e utilizando material que pode ser 100% reciclável (polipropileno – PP). A nova tampa trará uma redução de 2,4 toneladas anuais do consumo de plástico se comparado com a versão anterior.

Fornecedora da Monsanto, a empresa Campo Limpo Reciclagem e Transformação de Plásticos, localizada em Taubaté (SP) desde 2008, foi idealizada pelo Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) com o objetivo de fechar o ciclo da gestão das embalagens pós-consumo dentro da indústria fabricante e promover a  autossustentabilidade do sistema de destinação final de embalagens vazias de defensivos agrícolas, com benefício a todos os elos da cadeia.

Segundo o gerente Industrial da Campo Limpo, Eduardo Jurevics, a empresa atua como um centro de desenvolvimento de novas tecnologias voltadas à reciclagem. “Por meio do processo de reciclagem e transformação, para cada 100 bombonas Ecoplástica Triex fabricadas, duas árvores deixam de ser cortadas ou um barril de petróleo é economizado”.

De acordo com o gerente, a embalagem é formada por três camadas de material. A camada externa e interna é constituída por resina PEAD virgem (5% e 15% respectivamente) e a camada intermediária é composta por 80% de resina pós-consumo (RPC).

Soluções integradas

A Monsanto atua de maneira integrada com os fornecedores para que os produtos adquiridos sejam manufaturados de acordo com a cultura da empresa em preservar recursos naturais. Essa determinação fez com que a Monsanto desenvolvesse projetos que permitissem a redução do consumo de recursos como plásticos, papelão e madeira.

A primeira iniciativa foi redesenhar as bombonas de 1, 5 e 20 litros que acondicionam os produtos líquidos. O projeto promoveu uma redução do consumo de plástico (polietileno de alta densidade – PEAD) de 190 toneladas por ano, mantendo-se a resistência no empilhamento e a qualidade da embalagem necessárias para o transporte, manuseio e armazenagem do produto.

Para os produtos granulados também foram adotadas mudanças na estrutura dos sacos plásticos com o objetivo de promover uma redução na espessura e manutenção  da resistência. A alteração da composição garantiu uma redução de 30 toneladas anuais no consumo de plástico.

O processo de rotulagem das bombonas também foi revisto, o que permitiu a redução de descarte das embalagens em 10 mil frascos por ano, com a melhoria do sistema. Isso representa a redução de 2,6 toneladas de resíduos sendo encaminhados para a reciclagem.

O produto também contempla o selo da Campanha Nacional do Inpev - Lave-me e Devolva-me – buscando uma maior conscientização do consumidor sobre a necessidade de realizar a tríplice lavagem da embalagem e retorná-la para a destinação final correta.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21169/visualizar/