Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Quinta - 20 de Janeiro de 2011 às 15:35
Por: JOÃO BOSQUO

    Imprimir


Governador Silval Barbosa, durante inauguração da nova sede da Agecopa
Governador Silval Barbosa, durante inauguração da nova sede da Agecopa
A inauguração da sede da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo de 2014 (Agecopa), no bairro Goiabeiras, em Cuiabá, nesta quinta-feira (20.01), marca um novo momento da realização da Copa do Mundo 2014 na Capital de Mato Grosso. A nova sede, segundo o presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, irá proporcionar transparência nas ações da agência - uma determinação do governo Silval Barbosa - e maior inteiração com a população que poderá participar não apenas fiscalizando, mas também com ideias e sugestões que possam ajudar na realização deste que é considerado o maior evento do planeta.

O descerramento da placa alusiva ao evento foi feito pelo governador Silval Barbosa, o ex-governador e senador diplomado, Blairo Maggi, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, e diretoria da Agecopa. Uma benção foi ministrada pelo frei Eliseu. O governador Silval Barbosa externou sua satisfação em estar inaugurando o espaço que irá abrigar a equipe que coordena as ações da Agecopa e eventos da Copa do Mundo 2014.

O governador destacou que, além dos vários projetos que são desenvolvidos como as obras de desbloqueio, que antecedem a execução das obras estruturantes nas avenidas da FEB, do CPA, Fernando Corrêa e Ten. Cel. Duarte (Prainha), também serão realizados projetos de qualificação de mão de obra para as mais diversas áreas do comércio e serviços, abrangendo os municípios envolvidos com a Copa do Mundo. O chefe do Executivo estadual destacou ainda que o evento da Copa de 2014 possibilita também levar obras a outros municípios que irão fortalecer a cadeia produtiva do turismo.

Além do fortalecimento do turismo, cuja realização em Mato Grosso irá proporcionar dar um passo enorme já que vai colocar Cuiabá no mapa mundial, a Copa do Mundo também vai proporcionar mais qualidade de vida - que é uma das principais prioridades da atual gestão - com a melhoria do atendimento na área de Saúde. Silval Barbosa exemplificou o caso do Hospital Metropolitano de Várzea Grande e a construção do novo Hospital Universitário na rodovia de acesso a Santo Antônio do Leverger. O governador revelou que esteve recentemente visitando o local onde será construído o novo hospital e está entusiasmado com a sua localização.

AÇÃO COMPARTILHADA

Silval Barbosa lembrou do trabalho de articulação que o Governo realiza junto aos demais poderes envolvidos também na realização da Copa do Mundo como Ministério Público que já tem uma equipe de acompanhamento das ações da Copa e recentemente reuniu-se com o atual e futuro presidente do Poder Judiciário de Mato Grosso, José Silvério Gomes e Rubens de Oliveira, que irão estudar a possibilidade de implantar uma vara específica para tratar das desapropriações. Ele lembrou que a realização da Copa é uma ação conjunta e responsabilidade de todos, "do Governo, Agecopa e todos os Poderes, e o sucesso dela será compartilhada com todos os mato-grossenses, por isso que não podemos errar”, completou.

O papel da Assembleia Legislativa que não se furtou quando o Governo precisou aprovar normas específicas, como foi o caso da criação da própria Agecopa, foi assinalado também pelo governador. A Agecopa foi criada pela Lei Complementar 365 de 25 de setembro de 2009, é responsável pelo planejamento, execução, controle, fiscalização e a coordenação dos projetos especiais do Governo destinados a viabilizar todas as ações pertinentes para a realização da Copa do Mundo 2014.

O ex-governador e senador Blairo Maggi destacou que o “nosso comitê local, que é a Agecopa, tem uma responsabilidade muito grande, se não é o de fazer a maior Copa - em comparação com outras cidades - mas a de fazer a melhor Copa do Mundo" e ressaltou que "se depender dele, que assume como senador, vai trabalhar junto com a bancada de Mato Grosso para que Cuiabá receba o mesmo tratamento que a presidenta Dilma Rousseff dispensar às demais sedes".

Maggi disse que a importância da realização da Copa do Mundo é de uma importância que ultrapassa à realização dos cinco jogos em Cuiabá. A sua realização coloca a Capital mato-grossense no cenário mundial e os investimentos que são realizados, até a Copa, “não sei se seriam feitos nos próximos 40 anos”. Ele contou que tem percorrido pelo interior do Estado e sente esse ânimo de fazer um grande evento.

Para o prefeito de Cuiabá a realização da Copa do Mundo é um “projeto crescente e a inaguração da sede da Agecopa é mais uma demonstração que Mato Grosso está no caminho certo. No caminho de mostrar Cuiabá, Mato Grosso para o mundo”. O prefeito disse que “a realização da Copa do Mundo é um presente que Cuiabá está recebendo antecipado, pelos 300 anos de fundação. Cuiabá depois da Copa será outra cidade. Ela terá todos os investimentos necessários em tempo recorde - em três, quatro anos - coisa que demoraríamos 30, 40 anos para realizar”.

SEDE

O presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, disse que com a nova sede, além de acomodar melhor os servidores, atende uma exigência da Fifa e vai proporcionar mais transparência na execução de suas ações - uma das determinações do governador Silval Barbosa. Yênes informou a estreia do site www.cuiaba2014.mt.gov.br que tem um espaço no qual mostra a construção da nova Arena - que só não é mostrado ao vivo por questão de segurança - será atualizada diariamente.

Entre tantos legados, o presidente destacou que o maior deles "talvez" seja o da promoção, de apresentar Mato Grosso para o mundo, com seu potencial de negócio e agora de turismo. A revista National Geographic vai filmar o Pantanal 365 dias e depois levar ao mundo. Mato Grosso tem hoje sua matriz econômica com 72% baseado no agronegócio e precisa aumentar sua participação no turismo.

Estiveram presentes na solenidade, o deputado federal Carlos Bezerra, os diretores da Agecopa Roberto França, Carlos Brito, Agripino Bonilha Filho, Jefferson de Castro e Yuri Bastos Jorge; o procurador-Geral de Justiça, Marcelo Ferra; os deputados estaduais Baiano Filho e Airton Português; secretários de Estado e municipais, vereadores e um grande número de populares.


 





Fonte: Secom-MT

URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21186/visualizar/