Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Terça - 11 de Janeiro de 2011 às 15:48
Por: DANA CAMPOS

    Imprimir


Em 2010, a Polícia Militar de Mato Grosso prendeu 66 pessoas envolvidas em assaltos a caixas eletrônicos em todo Estado. Dos 133 ocorrências registradas pela corporação, 69 foram na área do Comando Regional de Cuiabá (CR I), onde 52 pessoas foram detidas. Depois do CR I, os Comandos Regionais de Rondonópolis (CR III) e Tangará da Serra (CR VII) foram os quais obtiveram maior número de casos registrados pela PM. Foram 21 e 15 ocorrências, respectivamente. Sendo que dois criminosos foram presos em Tangará da Serra.

De acordo com o comandante geral da PM, o coronel Osmar Lino Farias, a instituição tem cumprido seu papel, ao efetuar prisões e evitar novos assaltos. O coronel enfatiza que a Polícia Militar tem realizado rondas ostensivas diariamente em vias públicas, especialmente em Cuiabá, onde acredita que o número de caixas eletrônicos seja maior, mas que também dispõe de um efetivo mais amplo. “O número de caixas situados nesses locais, como na avenida do CPA e Getúlio Vargas, é grande. Numa agência dessa há, pelo menos, seis caixas eletrônicos e até onde sabemos nunca foi roubado”, pontua.

O comandante geral destaca ações realizadas pela PM, nas quais resultaram na prisão em flagrante de pessoas envolvidas nessa prática criminosa. “Um exemplo foi a prisão de cinco elementos feita no Ganha Tempo. Outro foi a ação rápida dos policiais da área do CPA, em que houve troca de tiro com a quadrilha e dois bandidos acabaram sendo mortos. Sem falar no bandido que a PM prende, depois está solto. Tem um, por exemplo, que já foi preso três vezes, na mesma prática de crime”, diz.

Conforme o coronel Farias, os criminosos ligados à essa prática delituosa procuram agir em locais onde a segurança é privada. “São estabelecimentos comerciais ou órgãos públicos que contam com segurança particular. Cabe à empresa proteger esses locais. A Polícia Militar não tem efetivo para manter um policiamento fixo em cada ponto desses. Por isso a PM realiza as rondas ostensivas. Para dar apoio sempre que for acionada. É ilógico fazer a segurança num local onde já existe um profissional pago para fazer isso e desguarnecer outros locais onde necessita de um maior policiamento, como bairros mais periféricos”, avalia.

BALANÇO

COMANDO REGIONAL                            OCORRÊNCIAS     PRESOS
CR I – Cuiabá                                                   69                      52
CR II – Várzea Grande                                       05                       -
CR III – Sinop                                                    05                       -
CR IV – Rondonópolis                                        21                       -
CR V – Barra do Garças                                    06                      02
CR VI – Cáceres                                               06                      10
CR VII – Tangará da Serra                                 15                       02
CR VIII – Juína                                                   -                         -
CR IX – Alta Floresta                                         06                       -
CR X – Vila Rica                                                -                         -






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21287/visualizar/