Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 11 de Janeiro de 2011 às 14:10
Por: Sandra Carvalho

    Imprimir


Foto: Sandra Carvalho
Vereador Misael Galvão, PR, presidente da Associação do Shopping Popular de Cuiabá
Vereador Misael Galvão, PR, presidente da Associação do Shopping Popular de Cuiabá

Muito trabalho e persistência foram fatores fundamentais para que o camelô Misael Galvão chegasse à Câmara Municipal de Cuiabá. É o primeiro camelô a chegar ao cargo de legislador, levando em sua bagagem uma emocionante história dedicação, luta pela legalização, contra a discriminação, além de uma série de conquistas também como líder comunitário. “Não cheguei aqui sozinho. Esta é uma vitória de todos aqueles que acreditam no meu trabalho em defesa de uma sociedade mais humana”.

Como camelô, Misael foi eleito seis vezes presidente do Shopping Popular. Perdeu uma única eleição e por apenas seis votos. Lá, conseguiu estabelecer uma estrutura administrativa e física, tornando-o o maior centro de comércio popular de Mato Grosso. Deflagrou um movimento nacional que resultou na criação da Lei dos Sacoleiros. Foi presidente bairro dr. Fábio, onde tem orgulho de morar e prá onde levou uma série de melhorias. Outra bandeira de Misael Galvão é a solidariedade. Na segunda vez que concorreu à Câmara, ficou na primeira suplência e hoje toma posse como de vereador por Cuiabá.

Galvão começou a trabalhar como ambulante nas ruas de Cuiabá em 1991, depois de ter trabalhado como bancário por alguns anos. Em princípio, vendia eletrônicos e brinquedos. Teve toda sua mercadoria aprendida pela Polícia Federal na Praça Bispo Dom José, o que o deixou numa situação bastante difícil. Para se reerguer, contou com a ajuda de outros camelôs como Antônio Rabello, que trabalhava na Praça Maria Taquara e com quem passou a pegar alguns calçados para vender e ganhar 10%, dinheiro que usava para o sustento da esposa e três filhos pequenos. Misael é casado Adélia Josina Galvão e pai de três filhos, tendo o menino falecido tragicamente aos 14 anos em 2007.

Enquanto trabalhava nas ruas centrais de Cuiabá, Misael Galvão construiu laços de amizade com os companheiros ambulantes e naturalmente transformou-se em um dos lideres do grupo, participando ativamente de reuniões com autoridades em defesa de seus interesses.

No dia 21 de abril de 1995 Misael Galvão e outros quase quatrocentos ambulantes foram transferidos para o bairro do Porto sob força policial e pressão da Prefeitura de Cuiabá. O Shopping Popular resumia-se a piso e banheiro público. “O telhado era o céu”, lembra o camelô, que logo foi escolhido para assumir a presidência da recém criada Associação dos Camelôs do Shopping Popular.

Em seis mandatos – um ainda está em andamento – Misael conseguiu, com apoio irrestrito dos demais camelôs, construir uma grande estrutura para o Shopping Popular, processo que também contou com a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Cuiabá.

Hoje o Shopping Popular abriga 393 bancas, gera cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos, conta com um circuito interno de TV com 93 câmeras, o escritório da associação oferece plenas condições de atendimento a associados e clientes, as vendas podem ser efetuadas com cartão de débito e crédito, existem dois amplos estacionamentos, as bancas tem acesso a linhas individuais de telefones convencionais, dentre outras melhorias que transformaram.

E para comemorar os 15 anos de fundação, Misael inaugurou o sistema de climatização em 20 de abril de 2010. Ele reconhece que muito ainda há por se fazer. Um dos grandes problemas ainda enfrentados pelos camelôs ocorre no período chuvoso, quando há riscos de alagamento.

LEGALIZAÇÃO – Durante esses 15 anos de Shopping Popular, Misael Galvão liderou a luta pela legalização da atividade, que ganhou repercussão nacional, sensibilizou o presidente Lula e garantiu a criação da Lei dos Sacoleiros, beneficiando camelôs do país inteiro. “Já conquistamos o respeito da sociedade e agora esta lei vem para realizar nosso sonho de podermos trabalhar dentro da legalidade”, comemora Galvão.

COMUNITÁRIO – Desde quando era morador do Pedregal, Misael já militava no movimento comunitário. Em 2000 mudou-se para o Dr. Fábio onde criou o Grupo dos Amigos. Em 2003 foi eleito presidente do bairro para onde conseguiu levar, em parceria com o Governo do Estado, 10 km de asfalto, uma unidade do PSF, fez a reforma do comunitário, iluminação pública, melhoria no abastecimento de água, interligações de ruas com manilhamento dentre outros. Porém, o principal benefício proporcionado por Misael Galvão ao Dr. Fábio foi a elevação da auto-estima dos moradores a partir da melhoria da qualidade de vida no bairro.

RELIGIOSIDADE – Misael Galvão nasceu num lar cristão, é membro da Igreja Evangélica Assembléia de Deus do bairro Dr. Fabio onde tem uma participação ativa como cooperador da igreja. Implantou no Shopping Popular cultos e missas mensais por entender que a religião promove a dignidade, valoriza a família e a paz entre os homens.

SOLIDARIEDADE E ESPORTE - Ajudar o próximo faz parte do dia a dia de Misael. Foram inúmeras ações, dentre elas o Natal da Solidariedade que já completa 10 anos. Construir em mutirão um centro comunitario no Jardim União, criou a Ação da Paz, a Feira de Saúde, campanha de água para o Haiti, doação de sangue e ações sociais também na zona rural. Esporte também é prioridade para ele, que promove anualmente eventos de Futsal, Futebol de Campo e Futebol de Rua.

COPA 2014 – É grande a expectativa dos camelôs em relação à Copa 2014. Em 2005 a diretoria do Shopping Popular apresentou à Prefeitura de Cuiabá um projeto para transformar o local num moderno centro comercial e que ficou engavetado até Cuiabá ser escolhida uma das sub-sedes da Copa 2014. O projeto foi entregue pelos camelôs ao governador Blairo Maggi e já está na Agecopa para viabilização de recursos. O Shopping Popular deverá ser transformado no mais moderno centro de comércio popular do país.

CÂMARA – Misael Galvão se projetou na vida política ao longo desses 15 anos, tanto como líder dos camelôs como líder comunitário. Em 2004 candidatou-se a vereador praticamente sem nenhuma estrutura e não conseguiu se eleger, porém ficou na 2ª suplência com supreendentes 1.675 votos. No pleito seguinte, voltou-se a candidatar e por muito pouco não conquista a eleição. Obteve 3.069 votos ficando na primeira suplência. Ele assume agora uma cadeira na Câmara de Vereadores de Cuiabá entusiasmado e anunciando que vai apresentar projetos consistentes e resolutivos. Misael Galvão é acadêmico do terceiro ano de Jornalismo.


 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21291/visualizar/