Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 04 de Janeiro de 2011 às 15:31

    Imprimir


A Justiça Eleitoral em Mato Grosso já realizou sete eleições suplementares para prefeito e vice-prefeito, relativas ao pleito de 2008, e agendou para o próximo dia 20 de fevereiro a eleição suplementar no município de Rio Branco.

As eleições suplementares acontecem quando o prefeito eleito com mais de 50% dos votos válidos tem o mandato cassado pela Justiça Eleitoral. Neste caso, os votos que foram atribuídos a ele são considerados nulos, e é marcada nova eleição.

Em Mato Grosso já foram realizadas eleições suplementares em Novo Horizonte do Norte, Araguainha, Santo Antônio do Leverger, Ribeirão Cascalheira, Poconé, Novo Mundo e Campos de Júlio.

No Brasil já são 142 eleições suplementares nos municípios, previstas para 2011 ou já realizadas nas cinco regiões do país, incluindo aqui a de Rio Branco (MT).

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, Minas Gerais lidera em número de eleições suplementares já realizadas ou marcadas, com um total de 26. O Estado possui o maior número de municípios, com 853 cidades.

O Piauí vem em segundo lugar em número de eleições suplementares realizadas ou previstas, com 15. Apenas os estados do Ceará e do Amapá não tiveram necessidade da realização de eleição suplementar relativas ao pleito de 2008.

O calendário do TSE aponta que já estão marcadas, para 2011, eleições suplementares em outros sete municípios: Morro Cabeça do Tempo e Campo Maior (PI), ambas em 30 de janeiro; Conceição do Mato Dentro (MG), Dourados (MS), Valença (RJ), Magaratiba (RJ) e Campos dos Goytacazes (RJ), todas para seis de fevereiro.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21356/visualizar/