Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Sábado - 01 de Janeiro de 2011 às 21:05

    Imprimir


O principal desafio da nova Mesa Diretora da Câmara de Cuiabá, que tomou posse neste sábado (1/01/2011), em sessão solene, tem como principal desafio contribuir para preparar Cuiabá para receber a Copa do Pantanal 2014.  Os trabalhos a serem desenvolvidos no biênio 2011-12, no Legislativo da Capital, envolvem principalmente modernização e adequações da legislação vigente, em diferentes áreas.

“Temos consciência do tamanho da nossa responsabilidade e da necessidade de preparar Cuiabá para recebe o maior evento em seus quase 300 anos de história”, avaliou o presidente da Câmara, vereador Júlio Pinheiro. Ele observa que a modernização legislativa vem de encontro às exigências de um evento do porte da Copa do Mundo.

Júlio Pinheiro cita um de seus projetos, tendo co-autoria do vereador Thiago Nunes (PSDB), em que obriga as placas de sinalização, nas avenidas e principais vias de Cuiabá, a serem escritas em pelo menos dois idiomas: português e inglês ou espanhol.

O novo presidente reconhece que a administração Deucimar Silva (2009-10) investiu em obras físicas, principalmente reforma do Palácio Pascoal Moreira Cabral; além do saneamento financeiro da Casa.

Agora, porém, segundo Pinheiro, a Câmara estará voltada para sua função primordial: legislar e fiscalizar. “Não dá para permitir, por exemplo, que o problema da falta de água seja persistente e renitente. O consumidor não pode continuar pagar por falhas do poder público”, resume Pinheiro.

Confira o discurso de posse de Júlio Pinheiro:

"Qual o sentido do nada quando não se tem a perspectiva do tudo. Depende de onde estamos para podermos avaliar a definição de um objetivo.Mais que isso, precisamos ouvir muito antes de pretendermos julgar.

O homem público, aquele que verdadeiramente se coloca como canal de interpretação da sociedade, não se deixa levar pela sensação do poder e busca sim fazer de seu privilégio de servir uma possibilidade a mais de ampliar os direitos da comunidade.

Pretendemos, com a colaboração dos meus colegas de Parlamento, utilizar nossa posição para a busca da igualdade nos desiguais, equilibrar assim as chances dos que têm menores chances. Esta gestão será dos dezenove vereadores da Casa.

Cuiabá tem tido uma falsa e piegas imagem da sua Câmara de vereadores; cabe-nos colocar para a cidade a verdadeira e real condição dos representantes da vontade popular expressa nos votos e a legitimidade dos nossos mandatos.

São muitos os projetos, são muitas as ações da câmara para respaldar os desejos do cidadão; temos a consciência da urgente necessidade de melhorarmos o atendimento ao público, de ampliarmos as nossas cobranças em áreas que significam um melhor desempenho do poder público para definir um perfil da cidade, principalmente agora quando nos preparamos para receber um evento como a copa do mundo; não pretendemos omitir quanto a aspectos que impliquem em reordenar Cuiabá.

Não são promessas, são compromissos! Assistimos muitos se aproveitando da cidade sem nada dar em troca; não queremos e não desejamos que esta situação pendure.

A Câmara Municipal de Cuiabá tem tradição em ser formadora de grandes lideranças da política de Mato Grosso; Queremos que essa assertiva volte a ser realidade.

Prestamos aqui nossas homenagens às mulheres que foram orgulho de Cuiabá, como vereadoras, Maria Nazareth Hans, Maria do Couto, só para constar, e hoje temos como representante feminina a vereadora Lueci ramos, no momento em que o Brasil dá posse a sua primeira presidente mulher, Dilma Rousseff.

Será um período de muito trabalho e vamos honrar nosso mandato. Vamos contar com o apoio do Poder Executivo Municipal, vamos contar com o respaldo técnico do Egrégio Tribunal de Contas, ao qual agradeço na pessoa do ilustre conselheiro, Antônio Joaquim.

São atitudes e vontades que queremos fazer presentes no dia-a-dia da Câmara Municipal. Sabemos das várias restrições e limitações que nos tolhem algumas iniciativas, mas não será por isso que ficaremos imóveis e passivos diante das necessidades; Cuiabá vive um momento especial na sua configuração, são muitos os desafios ao administrador municipal, o vereador não deve ficar distanciando das reivindicações populares.

Temos que superar as barreiras, dar um salto para a qualidade de se viver na capital; não adianta apenas repetirmos que nos falta isto ou aquilo; vamos criar, propor, inventar, vamos honrar os que desenvolveram o fator histórico da cuiabania, com nossos valores, tradição e incorporar o senso do progresso, da modernidade, sem perder o "gente de quem", a raiz, o berço que nos levará a definição do futuro.

É assim, cuiabanos de todas as partes do Brasil, do Exterior, que formamos este compromisso da paciência da construção. Não se enganem a Câmara Municipal de Cuiabá vai continuar a cumprir o seu papel como verdadeiro centro de pulsar das necessidades e evoluções de atos que signifiquem o bem estar da população.

Buscaremos o melhor para fazer uma gestão agregadora, principalmente pela valorização do funcionário, já estamos nos preparando para a realização de um concurso público para cem cargos e temos a certeza que contaremos com a total cobertura do Ministério Público e do Tribunal de Contas para sua realização.

Vamos informatizar cem por cento o Legislativo cuiabano, todas as nossas ações serão acompanhadas pelo Portal da Transparência, pro toda a sociedade, sob todas as formas e maneiras possíveis de comunicação. Retornaremos as sessões itinerantes da Câmara, para discutir, nos bairros as questões mais urgentes; a coleta do lixo, a água, queremos discutir a gestão compartilhada, mas jamais a privatização; o transporte coletivo, sacrifício diário para uma grande parcela da população, assim como passe livre, sempre em busca de uma solução que alcance a maioria. Estudaremos com carinho a sugestão do vereador Everton Pop de fazermos três sessões semanais, para discutir projetos e propor indicações.

Cobrem, cobrem minha atuação em favor do Legislativo; quero agradecer mais uma vez, ao prefeito Francisco Galindo, que tem sido atencioso aos nossos reclamos e que sabe da nossa dedicação em apoiar seu trabalho.

Tudo é possível se tivermos fé, obsessão pelo que fazemos, nada nos deterá. Obrigado a todos que acreditaram e acreditam em nós, como dizia Madre Thereza de Calcutá, tudo depende do nosso toque para fazermos bem nosso propósito.

Cuiabá é nossa missão. Obrigado!




 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21376/visualizar/