Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 22 de Dezembro de 2010 às 09:45
Por: Téo Meneses A GAZETA

    Imprimir


Os prefeitos Meraldo Sá (Acorizal) e Manoel de Freitas (Terra Nova do Norte), ambos do PR, disputam hoje a presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) em substituição ao presidente Pedro Ferreira (Jauru). A eleição ocorrerá após um acordo de ambos para evitar pedidos de impugnação das candidaturas, mas eles não descartam um consenso de última hora.

Meraldo e Manoel chegaram a registrar chapa ontem, último dia permitido pelo Estatuto da AMM. Já Nilton Borgato (PP), de Glória D"Oeste, desistiu do pleito que poderá representar o fim do tradicional consenso entre concorrentes e decidiu apoiar Meraldo. O candidato eleito tomará posse em janeiro e terá mandato de 2 anos com um diretoria formada por 18 prefeitos e que administra orçamento de aproximadamente R$ 700 mil por ano.

O acordo dos dois concorrentes foi anunciado no início da noite depois que a candidatura de Manoel de Freitas foi indeferida porque ele perdeu prazo para inscrever todos os membros da chapa. "Decidimos que não vamos impugnar ninguém para deixar os prefeitos à vontade e que seja respeitada a vontade da maioria", afirmou Meraldo. Já Manoel diz que o consenso não está descartado totalmente. "Mas registramos chapa porque o nosso grupo tem uma proposta para a AMM e pretendemos implementar essas ações, assim como o outro grupo", afirma Manoel de Freitas. Ambos falam em garantir maior estrutura à AMM.

O prefeito de Terra Nova do Norte conta com o prefeito Dimorvan Brescancim (Campo Verde) como candidato a 1º vice-presidente pela chapa "União pelo Municipalismo". Manoel de Freitas é atual vice-presidente da AMM, mas não conta ainda com apoio do presidente Pedro Ferreira, que promete ficar neutro se não houver consenso entre os 2 postulantes. Ele diz que a disputa nas urnas pode enfraquecer a instituição. Em 2009, quando foi eleito, Pedro venceu o prefeito Dênio Peixoto (Planalto de Serra), que desfiliou-se da entidade após a derrota.

O prefeito de Acorizal promete, se eleito, promover o que classifica como gestão mais presente, brigar por mais recursos do Fethab e do ICMS. A AMM conta com 136 dos 141 prefeitos de Mato Grosso associados à entidade. A instituição rende visibilidade aos dirigentes, que tradicionalmente deixam os cargos para ocupar mandatos de maior visibilidade, como é o caso de José Aparecido dos Santos (PR), ex-prefeito de Nova Marilândia e que atualmente é suplente do senador eleito Blairo Maggi (também do PR).


 




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/21466/visualizar/